Título: BB e Caixa estudam reduzir tarifas em outubro
Autor: Valente, Gabriela ; Neto, João Sorima
Fonte: O Globo, 29/09/2012, Economia, p. 35

Com notícia, papéis dos bancos caem na Bovespa. Dólar fecha a R$ 2,028

BRASÍLIA e SÃO PAULO O Banco do Brasil (BB) e a Caixa Econômica Federal devem anunciar em outubro corte nas tarifas bancárias, conforme recomendação do Palácio do Planalto e do Ministério da Fazenda. A presidente Dilma Rousseff quer que os dois bancos públicos liderem uma queda generalizada dessas taxas, assim como aconteceu com os juros e o spread bancário. Ontem, técnicos dos dois bancos realizaram reuniões para tratar do assunto, mas internamente há resistências à redução, porque as instituições já praticam as menores taxas do mercado.

No caso do BB, Dilma quer que sejam revertidos ao menos os aumentos do início do ano em sete tarifas cobradas de pessoas físicas. Como o Banco Central não tabela as tarifas, há grande diferença entre as cobradas por bancos públicos e privados.

Influenciadas pela informação da redução de tarifas, as ações ON do BB caíram 3,87%. Essa queda puxou os papéis do setor. Bradesco PN caiu 1,74%; Santander, 2,94%; e Itaú Unibanco PN, 2,88%.

O tombo dos bancos, além de incertezas externas, levaram a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) a fechar ontem em queda pelo quarto pregão seguido: o Ibovespa, seu principal índice, caiu 1,77%. Na semana, perdeu 3,5%; mas, no mês, ganhou 3,70%. No ano, a valorização chega a 4,27%.

O dólar comercial fechou o dia cotado a R$ 2,028 na venda.