Título: Irã: Dilma critica postura do Conselho de Segurança
Autor: Oliveira, Eliane ; Damé, Luiza
Fonte: O Globo, 29/09/2012, Mundo, p. 39

Premier britânico defende assento permanente do Brasil no órgão

BRASÍLIA Ao lado do premier britânico, David Cameron, a presidente Dilma Rousseff criticou ontem as propostas de intervenção militar no Irã - apoiadas por "alguns membros do Conselho de Segurança das Nações Unidas".

- Qualquer iniciativa desse tipo constitui uma violação da carta da ONU com graves consequências para o Oriente Médio - alertou a presidente.

No caso sírio, Dilma reiterou não haver solução militar para a crise e afirmou que o melhor caminho seria o processo político ser liderado pelos próprios sírios. Dilma defendeu que a comunidade internacional apoie o novo enviado especial da ONU e da Liga Árabe, Lakhdar Bhahimi.

Ela também citou o conflito entre Israel e Palestina. Enfatizou que a paz só será possível com a maior participação da comunidade internacional:

- Nós consideramos que postergar a resolução desse conflito só serve para favorecer os interesses extremistas que existem em todos os lados.

Cameron não respondeu às declarações sobre a região. Mas apoiou a candidatura do Brasil a uma vaga permanente no Conselho de Segurança:

- Isso é importante, na medida em que o Brasil assume um papel cada vez maior no cenário internacional.