Título: A vez do anti-Serra
Autor: Pariz, Tiago
Fonte: Correio Braziliense, 05/10/2009, Política, p. 6

PSB aposta na atuação de Ciro Gomes para evitar voos nacionais do governador paulista

Ciro Gomes transferiu seu domicílio eleitoral do Ceará para São Paulo

Um dia depois de Ciro Gomes (PSB-CE) explicar as razões que o levaram a transferir seu domicílio eleitoral do Ceará para São Paulo ¿ entre as quais, aproximar-se do eleitorado paulista ¿, o PSB reforçou que a manobra de seu deputado também tem outros motivos: manter o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), preocupado com o próprio estado. O partido aliado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva tenta evitar que o pré-candidato tucano à Presidência da República se lance na agenda nacional e deixe de lado o estado nos próximos meses. O plano tem como pilar Ciro Gomes. A estratégia atenderia aos interesses de Lula, que teria alguém para acorrentar Serra a São Paulo, evitando que o tucano passasse a ser pró-ativo na discussão da política federal.

Nos próximos cinco meses em que ficará no ar caso Ciro se lance ao governo do estado ou à Presidência da República, o PSB quer que ele se transforme num anti-Serra. Claro que isso não significa que o deputado aceitou ser candidato a governador, como quer Lula. Significa apenas que ele encarnará o papel de desconstruir o discurso de um partido que completará 16 anos à frente da política paulista no ano que vem.

¿Nós vamos manter o Serra ligado em São Paulo e não deixando ele falar só sobre o Brasil. O Ciro vai falar sobre São Paulo, vai começar a andar mais em São Paulo, visitar cidades, e isso vai exigir preocupação do Serra¿, avaliou o líder do PSB na Câmara, deputado Rodrigo Rollemberg (DF). O PSB quer manter o governador na defensiva, tendo que explicar suas decisões e as políticas para os mais diversos temas, como saúde, educação e transportes.

A estratégia se desenha em duas vias. Ciro Gomes não só buscará ajudar para minar a agenda de Serra, como expandirá seu potencial no maior colégio eleitoral do país. ¿São Paulo tem eleitorado muito grande e esse trabalho fortalece a candidatura a presidente também¿, disse Rollemberg. A meta é fazer essa figura do anti-Serra dar tão certo que ela se torne indispensável no debate nacional. ¿Estou absolutamente convencido de que o Ciro será candidato a presidente porque o Lula não vai abrir mão do Ciro¿, emendou o líder. A tese dos socialistas é que mais um nome da base aliada contra os tucanos forçará o segundo turno e evitará uma eventual vitória na primeira rodada de votações. E, depois de servir como o contraponto no estado, Lula precisará de um anti-Serra na eleição presidencial, argumentam os socialistas.

Fortalecimento Na política paulista, o PSB conseguiu se fortalecer com as filiações do presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf, e do vereador da capital Gabriel Chalita, o mais votado na última eleição municipal. Skaf corre como um dos postulantes ao governo e Chalita deverá ser lançado ao Senado. Como o PT tem patinado há anos no estado, os socialistas têm potencial de se tornar a alternativa viável aos tucanos. Apesar de os petistas serem fortes em seu berço de nascimento ¿ o PT tem dois dos três senadores paulistas ¿, o partido encontra dificuldades quando o assunto é a capital e o estado.

Hoje, há divergências entre as vontades do PT paulista e de Lula. O partido quer encabeçar uma chapa ao governo estadual, enquanto o presidente gostaria de ver alguém da legenda como vice de Ciro. Hoje, são pré-candidatos o deputado Antonio Palocci, o ministro da Educação, Fernando Haddad, e o prefeito de Osasco, Emídio de Souza. Eles tentarão minar a estratégia traçada por Lula de ter Ciro disputando a cabeça de chave com um nome do PT como vice. Hoje, o favorito nessa briga é Palocci, que recentemente teve processo no Supremo Tribunal Federal arquivado.

Outro filiado ao PSB também servirá aos interesses de Lula. O ex-ministro Walfrido Mares Guia, que deixou o PTB, ficou encarregado de estruturar o partido em Minas Gerais. Sem meta de disputar a eleição de 2010, Mares Guia quer ajudar realizando trabalho de cabo eleitoral.