Título: Briga entre PT e PSB agora é voto a voto em Fortaleza
Autor: Lima, Maria
Fonte: O Globo, 05/10/2012, O País, p. 10

Briga entre PT e PSB agora é voto a voto em Fortaleza Última pesquisa Datafolha aponta empate entre o petista Elmano de Freitas e o socialista Roberto

A desvantagem do PT em relação ao PSB em Belo Horizonte e Recife não se repete em Fortaleza. Na capital do Ceará, o PT tem sido um adversário duro para o partido do governador do estado, Cid Gomes, e para o presidente do PSB e governador de Pernambuco, Eduardo Campos. Elmano de Freitas (PT), que começou a campanha com 4% das intenções de voto, enfrenta disputa acirrada com Roberto Claudio (PSB), outro nome desconhecido na cidade e que começou a disputa com os mesmos 4%.

Pesquisa Datafolha divulgada ontem mostra um empate entre os dois: cada um possui 23% das intenções de voto. O socialista cresceu quatro pontos em uma semana, e o petista oscilou um ponto para baixo. Já o candidato do DEM, Moroni Torgan, que tinha 18% no último levantamento do Datafolha, agora tem 17%. No limite, ele está empatado tecnicamente com os dois adversários, uma vez que a margem de erro é de três pontos para mais ou para menos - embora sua candidatura venha caindo.

O instituto simulou um provável segundo turno. Roberto Claudio venceria todos os adversários. Se o oponente for Elmano de Freitas, Roberto Claudio teria 44% dos votos, e o petista, 38%. Já Elmano venceria Moroni ou Heitor Ferrer.

Anteontem, o Ibope apontou Roberto Claudio com 25%, enquanto Elmano atingia 23%, o que os colocava em empate técnico, uma vez que a margem de erro também era de três pontos. Nesse levantamento, Moroni somou 15%.

Segundo o Datafolha, Heitor Ferrer (PDT) caiu de 13% para 11%, Renato Roseno (Psol) foi de 7% para 6%. Inácio Arruda (PCdoB) e Marcos Cals (PSDB), que tinham 3% no levantamento anterior, agora têm 2%.