Título: Paes ajusta plano a promessas eleitorais
Autor: Magalhães, Luiz Ernesto
Fonte: O Globo, 05/10/2012, O País, p. 13

Datafolha confirma reeleição no 1º turno; tucano passa Rodrigo Maia

Candidato à reeleição com 57% das intenções de voto, segundo pesquisa Datafolha divulgada anteontem, o prefeito Eduardo Paes (PMDB) não esperou o fim do primeiro turno para planejar seu possível segundo mandato. Junto com a Lei Orçamentária (LDO) de 2013, Paes enviou à Câmara dos Vereadores projeto com alterações no Plano Plurianual 2010-2013 (PPA), documento que guia a administração local.

Com a mudança no PPA, Paes busca adaptar a legislação para garantir recursos, já em 2013, para 28 novas políticas públicas que foram promessas de campanha. Além disso, propõe mudar os objetivos de oito programas em andamento, para adequá-los ao que defendeu na campanha.

Por meio de sua assessoria, Paes nega que as mudanças tenham tido objetivos eleitoreiros. Os novos programas têm, no entanto, nomes idênticos aos citados nas promessas registradas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Entre eles, Escola Carioca em Tempo Integral (ampliação da oferta de turmas com sete horas de aula), Rio Verde (reurbanização da Avenida Rio Branco), Rio Acessível (melhorias nas calçadas) e Mobilidade Sustentável (revisão da política de estacionamentos públicos).

As mudanças na LDO foram encaminhadas ao Legislativo na sexta-feira junto com a proposta orçamentária, mas os projetos só vieram a público ontem, com o Diário Oficial da Câmara - e, mesmo assim, sem os anexos. O Orçamento de 2013 prevê receitas de R$ 23,5 bilhões, 14,6% a mais que o estimado para 2012.

- É a primeira vez em oito anos que a Lei Orçamentária não é publicada imediatamente. E, sem os anexos, não temos informações sobre quanto será investido por programa - critica a vereadora Andrea Gouvêa Vieira (PSDB). - O eleitor poderia estar se informando sobre isso desde segunda, mas vai votar sem essa referência.

Na sexta-feira, o governador Sérgio Cabral mandou para a Assembleia Legislativa a proposta orçamentária de 2013. O texto saiu no DO de segunda-feira, junto com o calendário das audiências públicas.

OTAVIO É TERCEIRO COLOCADO

Segundo o Datafolha, Paes subiu dois pontos e tem 57% das intenções de voto. Marcelo Freixo (PSOL) ganhou um e está com 20%. Pela primeira vez, Otavio Leite (PSDB) fica em terceiro, com 3%. Rodrigo Maia (DEM) e Aspásia Camargo (PV) empatam com 2% cada, e Cyro Garcia registrou 1% das menções. Votos em branco ou nulos somam 8%, e os indecisos, 6%. Encomendada pela TV Globo e pelo jornal "Folha de S.Paulo", a pesquisa ouviu 1.503 eleitores entre os dias 2 e 3, e foi registrada no TRE-RJ sob o número 00208/2012. Sua margem de erro é de três pontos.