Título: UFRJ, UniRio e Rural já se adequarão em 2012
Autor: Weber, Demétrio
Fonte: O Globo, 05/10/2012, O País, p. 14

Crítico ferrenho da Lei de Cotas, reitor da UFF não foi encontrado

Entre as instituições federais de ensino superior do Estado do Rio, a única que ainda não decidiu se adequar à Lei de Cotas é a Universidade Federal Fluminense (UFF). Ontem, a UniRio e a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) anunciaram que se adequarão à legislação já para o ingresso de estudantes em 2013. A UFRJ já havia informado, na última semana, que cumpriria a lei ainda neste processo seletivo.

Ricardo Motta Miranda, reitor da Rural, que havia pedido um levantamento sobre os estudantes que entraram nos cursos de graduação nos últimos anos, disse que a universidade já atende à demanda social das cotas. Miranda não participou da reunião da Andifes com Mercadante em Brasília. Aguardará o retorno da sua pró-reitora de graduação, que compareceu ao encontro, para formalizar o cumprimento da lei no edital do processo seletivo, que tem como única forma de acesso o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). O reitor espera que até 20 de outubro a situação esteja definida.

- Vamos fechar nosso edital atendendo às demandas da lei, na medida em que nossa realidade já aponta nessa direção. Como no primeiro ano temos que cumprir 1/4 do que prevê a lei, acredito que já estamos acima disso no perfil socioeconômico e de estudantes de escolas públicas. O que vamos fazer é verificar no levantamento como está a tendência do perfil racial dos alunos, para ver como se adequar. Acho que o nosso caso vai ser um dos menos complicados- explicou o reitor da Rural

Em nota, a UniRio informou que irá disponibilizar 12,5% de suas vagas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas, garantindo a oferta a estudantes oriundos de famílias com renda igual ou inferior a um salário mínimo e meio per capita e a estudantes autodeclarados negros, pardos e indígenas, conforme determina a Lei de Cotas. A medida, que já entrará em vigor no próximo semestre letivo, incluirá as vagas ofertadas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), os cursos das áreas de Artes Cênicas e Música, nos quais há a exigência de Teste de Habilidade Específica (THE), e os cursos oferecidos na modalidade à distância.

A UFRJ já se adequou à Lei de Cotas para 2013. O edital do processo seletivo já previa a reserva de 30% das vagas de cada curso para estudantes com o perfil exigido. Há 20 dias, o reitor Carlos Levi aprovou resolução que eleva o critério da renda mínima per capita para até um salário mínimo e meio (previsto pela Lei de Cotas) e passa a valer apenas para metade das vagas reservadas. Já os critérios raciais valerão para a totalidade dos 30%.

O GLOBO não conseguiu contato com o reitor da UFF, Roberto Salles, ontem. Na última semana, ele fez duras críticas à implementação da lei já neste processo seletivo e disse reiteradamente que a universidade não se adequaria à lei para a entrada de estudantes em 2013.