Título: Prefeita de Fortaleza pedirá apoio de Lula
Autor: Damé, Luiza, Farah, Tatiana
Fonte: O Globo, 09/10/2012, País, p. 7
Adversário é da base do PT, o que dificulta a presença de Dilma
FORTALEZA A prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT), desembarca hoje em São Paulo com uma missão espinhosa: tentar convencer o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de comparecer em sua cidade, no segundo turno, para reforçar a campanha do candidato dela, Elmano de Freitas (PT). Luizianne participará da reunião do diretório nacional, onde o PT discutirá o resultado das eleições e as estratégias para as cidades onde continua na disputa - caso de Fortaleza. Será nesse encontro que o partido definirá onde é importante que Lula se apresente.
- O presidente disse para mim que viria para Fortaleza caso estivéssemos no segundo turno. Então, vou insistir com ele - disse a prefeita.
Embora reconheça que o apoio de Lula a Elmano foi importante no primeiro turno - o ex-presidente fez gravações pedindo votos para o petista e apareceu em um programa ao lado dela e do candidato -, Luizianne também faz questão de ressaltar que o crescimento de seu afilhado não se deu apenas por conta de Lula. Para ela, o fato de Elmano ter chegado em primeiro lugar para o segundo turno - ele obteve 25,44% dos votos contra 23,32% de Roberto Cláudio (PSB) - é resultado, também, da administração dela nestes quase oito anos de mandato.
Mas, no segundo turno, a "loira", como é conhecida na cidade, acredita que Lula pode ser um incentivo.
- Se Lula vier, vamos pensar em alguma coisa bacana.
Quanto à presidente Dilma Rousseff, ela praticamente não acredita na participação dela em algum comício na cidade por conta da aliança nacional entre PT e PSB.