Título: Duelo Aécio x Dilma marca reta final da eleição em BH
Autor: Lima, Maria
Fonte: O Globo, 06/10/2012, O País, p. 12

Senador tucano rebate discurso da presidente em comício de Patrus, que luta para forçar segundo turno

A dois dias de uma votação ainda indefinida sobre segundo turno, o duelo verbal entre a presidente Dilma Rousseff e o senador Aécio Neves (PSDB), antecipando uma eventual disputa em 2014, domina o cenário das eleições em Belo Horizonte. Para neutralizar o efeito do comício de Patrus Ananias (PT) com Dilma, Aécio liderou ontem uma passeata gigante que parou o centro da capital ao lado do prefeito Márcio Lacerda(PSB), candidato a reeleição.

- Fiquei muito honrado em a presidente da República ter deixado Brasília e vir aqui para responder às minhas indagações. Mas lamento que ela tenha precisado de uma cola para lembrar quais são as reivindicações de Minas Gerais - ironizou Aécio.

Sobre uma das alfinetadas da presidente ao senador, a de que ela não teria deixado Minas Gerais "para ir à praia" - numa indireta sobre as viagens do tucano ao Rio - Aécio reagiu:

- A agressividade da presidente não coaduna com o cargo que ela ocupa. Eu tenho muita curiosidade de saber onde que a mineira vai votar lá no Rio Grande do Sul - disse, repetindo a crítica de que Dilma, apesar de ter nascido em Minas, é "estrangeira".

Em resposta, Patrus Ananias diz que Dilma esteve em Belo Horizonte para apoiá-lo numa atitude democrática:

- Ele acha que somente ele pode falar. A presidenta veio, ela é mineira, belo-horizontina, e ninguém de fato é dono de BH, não é território fechado, não!

Confiante numa virada de última hora, Patrus participou, ontem, de carreatas e caminhadas em bairros da capital. E reagiu à exibição do vídeo em que a presidente Dilma Rousseff elogia Márcio Lacerda e diz que ele é um dos melhores prefeitos do Brasil:

- Ela esteve aqui em Belo Horizonte, no Barreiro, apoiando expressamente minha candidatura. Se ela está me apoiando é porque me considera um candidato em melhores condições de fazer mais e melhor por Belo Horizonte.