Título: Ministério da Fazenda minimiza alta nos serviços
Autor: Carneiro, Lucianne
Fonte: O Globo, 06/10/2012, Economia, p. 32

Para secretário, IPCA está em patamar controlável

O secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Márcio Holland, disse ontem que a alta da inflação em setembro foi devido a um choque nos preços de commodities, mas que o índice ainda está "em patamares controláveis". Holland também minimizou a alta nos preços dos serviços. Segundo ele, isso deve ser controlado quando for ampliada a oferta de serviços, como a venda de internet banda larga e TV a cabo. Além disso, segundo ele, a desoneração da folha de pagamento para o setor de serviços também vai contribuir para conter uma alta de preços.

- Os serviços têm oscilado acima do IPCA, mas facilmente dá para observar que, com os investimentos nesse segmento, isso não será mais problema e logo a inflação de serviços convergirá para o IPCA - disse Holland em palestra na Câmara de Comércio França-Brasil.

Câmbio "lindo e maravilhoso"

O secretário também defendeu a política cambial do governo, em um dia em que o Banco Central fez novo leilão para conter a valorização do real. Segundo ele, o Brasil mantém a política de câmbio flutuante, mas está atento à injeção de liquidez feita pelo banco central americano, que acaba levando a uma depreciação do dólar no mundo.

- No caso do Brasil, estamos acompanhando com cuidado, porque essa política pode ter pressão sobre desvalorização do dólar - afirmou o secretário de Política Econômica.

Holland, no entanto, disse que não há uma cotação ideal para o real.

- Câmbio ideal é igual vaga de estacionamento em shopping: sempre que você encontra uma percebe que tem outra melhor em outro canto. Cada um tem uma taxa ideal para si, o exportador tem uma, o importador tem outra, o varejista outra. O câmbio brasileiro está lindo e maravilhoso onde está, vamos deixar ele sossegado - disse ele.