Título: Ciro de bem com o PT
Autor: Rothenburg, Denise
Fonte: Correio Braziliense, 03/10/2009, Política, p. 4

Com a filiação do deputado no diretório paulista, petistas melhoram relação com PSB, pelo menos por ora

No primeiro dia de filiado ao diretório de São Paulo, o deputado Ciro Gomes viu cumprido o principal objetivo do seu gesto, conforme combinado há dois dias com o presidente do PSB, Eduardo Campos: distender as relações com o PT e as desconfianças que os petistas começavam a nutrir diante da insistência do parlamentar do Ceará em concorrer à Presidência da República.

As primeiras declarações do presidente do PT, Ricardo Berzoini, sobre a mudança de Ciro mostram que agora, as portas para uma conversa mais contundente entre os dois partidos está aberta e há a possibilidade, ainda que remota, de o PT abrir mão de uma candidatura em São Paulo para manter o PSB no palanque da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff: ¿Já dissemos isso ao PSB, o PT é uma partido democrático. Pelo apreço e pelo debate sobre o futuro político do Brasil, há espaço para construir isso no PT¿, disse Berzoini, referindo-se à candidatura de Ciro ao governo paulista.

Conversa

O presidente estadual do PT, Edinho Silva, é da mesma opinião, de que é hora de conversar de forma mais concreta com o PSB. Tanto Berzoini como Edinho Silva sabem que a ideia de Ciro em transferir o título para São Paulo foi do presidente Lula. O próprio Ciro repetiu diversas vezes que, do ponto de vista pessoal não queria. O PSB ficou na dúvida, mas acabou decidindo pela transferência para não demonstrar um gesto de má-vontade ao rejeitar um pedido do presidente da República, aliado histórico dos socialistas.

Da parte do PSB, a hipótese de Ciro ter permanecido no Ceará só lhe deixaria como opção concorrer a um mandato de deputado federal. É que como o irmão dele, Cid Gomes, é candidato a um segundo mandato de governador, Ciro não poderia concorrer a outro cargo eletivo senão à reeleição para a Câmara. E, de mais a mais, mesmo se quisesse, Cid não poderia lhe ceder uma das vagas ao Senado porque precisa delas para fechar a aliança de sua campanha reeleitoral com PT e PMDB.

Análise da notícia Objetivo revelado

O PSB tem ainda um outro objetivo com essa transferência embasada no seguinte raciocínio: ainda que o PT de São Paulo acene com a negociação da cabeça de chapa ao governo estadual, ninguém acredita hoje que o partido de Lula deixará de lançar um candidato a governador no território paulista, afinal, o PT nasceu em São Paulo. Ou seja: quando chegar a hora, o PSB poderá dizer ¿sinto muito, mas não deu, portanto, Ciro é mesmo candidato a presidente da República¿.

Assim, os socialistas terão como dizer a Lula que Ciro é candidato porque o PT de São Paulo, tão complicado, não aceitou abrir mão da cabeça de chapa ao governo paulista. De quebra, o socialista terá ainda um discurso de embate com o atual governador de São Paulo, José Serra, pré-candidato à Presidência da República pelo PSDB. (DR)