Título: Candidato republicano colhe os frutos de treinamento intensivo antes de confronto
Autor: Barbosa, Flávia; Godoy, Fernanda
Fonte: O Globo, 05/10/2012, Mundo, p. 39

Disciplinado, Romney se preparou para série de enfrentamentos em retiro nas montanhas com grupo de assessores

Um grupo seleto de assessores acompanhou Mitt Romney quando o candidato republicano se fechou, no início do mês passado, numa mansão nas montanhas de Vermont, na Nova Inglaterra, para exaustivas sessões de treinamento para os debates. Entre os auxiliares estava Bob White, um executivo de 56 anos que acompanha Romney há 30, e é chamado pelo republicano de "copiloto". White é o coordenador desta campanha de Romney, como acontece desde 1994, na primeira disputa eleitoral, por uma vaga no Senado por Massachusetts.

Metódico e disciplinado, Romney acordava cedo, corria na esteira e passava os dias em longos ensaios com sua equipe, tendo o senador Rob Portman, de Ohio, como adversário, representando o papel de Barack Obama. Além de Portman e White, apenas alguns poucos auxiliares de alto escalão - como Stuart Stevens, principal estrategista da campanha de Romney, e Eric Fehrnstrom, alto assessor na área de comunicação - tiveram acesso ao retiro do candidato republicano à Presidência, onde as sessões de simulação de debate e discussão sobre políticas e estatísticas eram movidas a café e chocolate quente.

A estratégia traçada por Romney foi a de suplantar o presidente Barack Obama com uma torrente de informações e frases curtas de ataque, botando-o na defensiva. Romney aceitou conselhos sobre postura, sobre como colocar a voz, como olhar para a câmera, como interromper o moderador, e outros detalhes, mas os assessores relataram a sites especializados, como Politico.com e National Review, que ele se concentrou na discussão de conteúdo.

- Honestamente, passei muito tempo com Mitt Romney no último mês e o que vi no palco (do debate de Denver) é quem ele é. Ele é inteligente, articulado, e tem um coração grande - contou Portman ao National Review.

Vitória reabilita equipe criticada

Bob White trabalhou com Romney também na Bain Capital, a firma de private equity (especializada na compra e reestruturação de empresas em dificuldades) onde o atual candidato fez sua fortuna, e falou sobre sua experiência conjunta em discurso na Convenção Nacional Republicana, em agosto, em Tampa (Flórida).

- A primeira coisa que ele (Romney) fazia era montar uma equipe. Recrutava as melhores pessoas que conseguia encontrar. Pedia ideias. Encorajava as divergências. Fomentava a cooperação real - disse White a respeito do chefe.

A equipe, que foi amplamente criticada depois do relativo fracasso da convenção em Tampa, foi mantida por Romney. Stuart Stevens teve a cabeça pedida por vários caciques do partido, insatisfeitos com a permissão que ele deu para que o ator e diretor de cinema Clint Eastwood fizesse sua desastrada apresentação conversando com uma cadeira vazia.

Romney, que tem fama de ser um chefe que vai com a equipe até o fim, preservou todos os assessores. Ontem, eles saborearam a volta por cima.