Título: Celular e camisa de candidato são proibidos
Autor:
Fonte: O Globo, 06/10/2012, País, p. 14

TRE sugere que eleitor leve cola com números para votação; fiscalização de boca de urna será rigorosa.

Por determinação do Tribunal Regional Eleitoral do Rio, será proibido entrar amanhã nas cabines de votação com telefone celular, máquinas fotográficas e filmadoras. O eleitor deverá entregar o aparelho aos mesários de cada seção. Quem descumprir a norma poderá ser revistado. Caso o eleitor insista, poderá receber voz de prisão por crime de desobediência, diz resolução do tribunal. A medida pretende impedir que eleitores sejam intimidados a comprovar que votaram em determinado candidato, como ocorre em áreas dominadas por milícias.

A fiscalização contra a boca de urna será rigorosa. O presidente do TRE-RJ, desembargador Luiz Zveiter, decidiu que camisetas ou bonés com nome, foto ou número de candidatos não serão permitidos. A manifestação individual e silenciosa do eleitor por um candidato é permitida só por uso de broches, dísticos e adesivos.

A votação começa às 8h e vai até 17h. Quem ainda estiver aguardando às 17h receberá uma senha para poder votar. É necessário levar um documento oficial com foto. Não são admitidas certidões de nascimento ou casamento. Não é obrigatório levar o título de eleitor. Quem não souber a seção e a zona em que deve votar pode obter a informação no site do TRE (www.tre-rj.gov.br) ou do TSE (www.tse.jus.br).

Os eleitores votarão primeiro para vereador e, depois, para prefeito. O TSE sugere que levem uma cola, com os números de seus candidatos.