Título: PMDB mantém hegemonia no Rio
Autor: Castro, Juliana
Fonte: O Globo, 08/10/2012, País, p. 10
Partido já tem 22 prefeituras no estado, contra dez do PT e seis do PR
Na corrida pelo controle político do estado, o PMDB do governador Sérgio Cabral levou a melhor sobre o PR do deputado federal Anthony Garotinho nestas eleições. No primeiro turno, Cabral conquistou 22 prefeituras contra sete do rival. Os dois ainda vão medir forças em Volta Redonda, onde haverá segundo turno. Os peemedebistas também disputarão em Duque de Caxias, Nova Iguaçu e Petrópolis, enquanto o partido de Garotinho concorre em São Gonçalo, onde tirou o PMDB da disputa pela prefeitura.
A campanha ainda não terminou em sete cidades. Além de Volta Redonda, Duque de Caxias, Petrópolis e São Gonçalo, haverá segundo turno em Niterói, Nova Iguaçu e Belford Roxo. Em Nova Iguaçu, o PMDB vai disputar com o PDT.
Apesar da vitória sobre o maior rival, o PMDB ficou longe da meta de eleger 36 prefeitos. Em alguns casos, os peemedebistas que tentavam a reeleição acabaram derrotados, como ocorreu em Itaocara e Miracema.
O mesmo aconteceu com o PR, que calculava conquistar de 19 a 25. O PT do senador Lindbergh Farias fez dez prefeituras. PMDB, PR e PT travaram uma luta na busca pelo maior número de municípios de olho em 2014, quando os partidos devem lançar o vice-governador Luiz Fernando Pezão, Anthony Garotinho e Lindbergh Farias ao governo do estado.