Título: Em Salvador, 2º turno entre PT e DEM
Autor: Pereira, Paulo Celso
Fonte: O Globo, 08/10/2012, País, p. 26

Contrariando pesquisas, ACM Neto teve 40,4% dos votos, à frente do petista Nelson Pelegrino, com 39,6%

Mais uma vez a eleição de Salvador acabou desmentindo as pesquisas. Com 97,9% das urnas apuradas, ACM Neto (DEM) terminou o primeiro turno à frente do candidato do PT, Nelson Pelegrino, com 40,4% contra 39,6%. Há duas semanas, as pesquisas Ibope davam Pelegrino à frente do líder do DEM na Câmara. Terceira capital mais populosa, Salvador protagonizará o segundo maior embate nacional entre o PT e a oposição. Os quatro outros candidatos somaram 20,1%. A expectativa é que o resultado leve a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula a baixarem na capital baiana ao longo do segundo turno, para tentar levar Pelegrino à vitória no dia 28 de outubro.

- É claro que o segundo turno é outra eleição, porque eu e meu adversário teremos igualdade de TV e rádio. Ele teve três vezes mais tempo de TV que eu no primeiro turno, o que desequilibrou. No segundo turno, com igualdade de condições, tenho certeza de que vamos construir a vitória - afirmou ACM Neto, ao votar pela manhã.

- Nossa campanha no primeiro turno foi vitoriosa. Saímos de 13% num cenário adverso e terminamos com quase 40%. Estamos indo para o segundo turno crescendo. Agora vamos fazer uma confrontação de projetos. Um projeto que é vitorioso com Lula e Dilma. Vamos mostrar que a mudança somos nós, que nós é que temos condições de mudar esta cidade - disse Pelegrino, que recebeu um telefonema da presidente Dilma Rousseff afirmando que ela vai à cidade neste segundo turno.

Pelegrino reclamou de suposta campanha suja do DEM na cidade, divulgando panfletos apócrifos que o associam ao mensalão e a greves do governo Wagner. Apesar de o julgamento continuar durante o segundo turno, o petista disse não temer a abordagem do tema:

- Não tenho nenhum temor em relação a isso. Tenho 22 anos de vida pública, um mandato de secretário de estado com as contas aprovadas. E PSDB e DEM não têm muita autoridade para falar sobre corrupção. O líder do partido no Senado foi cassado por um esquema muito maior. Aqui na Bahia todo mundo conhece quem sempre primou pela moralidade. Wagner está governando há seis anos e não teve nenhum escândalo; se pegar os governos do PFL ou do DEM, teve vários.

ACM Neto também se disse vítima de uma campanha agressiva:

- Fui vítima de uma das campanhas mais agressivas do Brasil, em detrimento de discutir propostas para a cidade. Espero que no segundo turno possamos discutir a cidade. Vou continuar apresentando minhas propostas, mostrando o que quero fazer por Salvador e levando mensagem de transformação para a cidade.

A primeira fase da nova disputa é a briga pelo espólio dos outros quatro candidatos. Mário Kértezs (PMDB) ficou com 9,5% dos votos válidos, seguido de Márcio Marinho (PRB), com 6,5%; Hamilton (PSOL), 2,6%; e Da Luz (PRTB), 1,6%. Dirigentes de PT e DEM já se preparavam para começar ainda ontem a negociação, especialmente com PMDB e PRB, comandado pela Igreja Universal. O PT pretende dar caráter nacional à negociação, defendendo o alinhamento dos dois partidos aliados de Dilma. O candidato Mário Kértezs avisou em coletiva no início da noite que deixaria a vida política e que amanhã deve anunciar seu apoio.

O presidente estadual do PMDB na Bahia, deputado Lúcio Vieira Lima, disse que se reunirá a partir de hoje com os vereadores eleitos e com os deputados estaduais e federais da legenda para definir que rumo tomar. Mário Kértezs vinha sinalizando nas últimas semanas adesão às teses de Pelegrino e atacou seguidas vezes ACM Neto, o que levou até os coordenadores da campanha do DEM a admitirem que o apoio de Kértezs no segundo turno seria improvável. No entanto, o DEM promete buscar intensamente o apoio dos nomes fortes do PMDB no estado, os irmãos Lúcio e Geddel Vieira Lima. Os dois fazem oposição ferrenha a Jaques Wagner e têm projeto de disputar o governo do estado, o que é incompatível com a aliança estadual do PT.

- A partir de amanhã, começaremos a discutir internamente no partido, ouvir todos e tomar uma posição do partido. O fato de ser oposição no estado levará alguém a defender que fiquemos com ACM Neto, mas vamos ver com todos. Está tudo indefinido - explicou Lúcio Vieira Lima.

Pelegrino disse que o objetivo é conseguir apoio de Kértezs, mesmo que o PMDB não feche em torno de seu nome:

- A conversa passa por ele (Kértezs), que é o candidato. Todo mundo sabe que o patrimônio para o segundo turno é do candidato. Mas vamos dialogar com os candidatos e com os partidos.

Kértezs deu coletiva com Geddel e Lúcio Vieira Lima. Eles asseguraram que a decisão da sigla será unitária:

- Não existe a possibilidade de dissidência. Vamos nos reunir amanhã (hoje) para definir que caminho seguiremos, sem agonia e sem pressa, juntos - explicou Mário Kértezs, afirmando que está deixando a vida pública e voltando à rádio da qual é proprietário e apresentador.

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia informou que até o fim da tarde de ontem haviam sido feitas três prisões na capital baiana e outras 20 no restante do estado por boca de urna. Em todo o estado, 142 urnas precisaram ser substituídas, 23 delas em Salvador.