Título: O discreto marqueteiro de Russomanno
Autor: Roxo, Sérgio
Fonte: O Globo, 30/09/2012, O País, p. 11

Ex- consultor de telefonia já havia trabalhado para Cabral e Jereissati

SÃO PAULO Além de ter surpreendido analistas e adversários, o desempenho de Celso Russomanno na disputa pela prefeitura de São Paulo relegou ao segundo plano uma função do marqueteiro, tida como central nas últimas eleições. Escalado para o posto pelo principal nome da Igreja Universal na campanha, Ricardo Bérgamo, de 43 anos, faz sua estreia ao lado do candidato do PRB e se mantém discreto frente aos já consagrados João Santana e Luiz González, que cuidam de Fernando Haddad (PT) e José Serra (PSDB), respectivamente.

Foi pelas mãos do presidente nacional do PRB e coordenador geral da campanha, Marcos Pereira, bispo licenciado da Igreja Universal, que Bérgamo se uniu a Russomanno. O marqueteiro conta que prestou serviço à empresa de consultoria de Pereira num trabalho para uma companhia de telefonia. Bérgamo era consultor em serviços de portal de voz e já havia trabalhado para a TV Record, a emissora do bispo Edir Macedo, líder máximo da Universal.

- Eu desenvolvia formas de participação de telespectadores (por telefone) em programas da emissora - conta Bérgamo, que se diz católico não praticante. - Nunca vi o Edir Macedo.

Apesar de liderar o marketing de uma campanha, Bérgamo tem experiência em disputas políticas. Trabalhou nas equipes de Einhart Jacome da Paz, ex-marqueteiro do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, e de Antonio Caminha, hoje sócio de Duda Mendonça.

- Participei das campanhas do (ex-senador) Tasso Jeireissati, do (senador) Cristovam Buarque e (governador) Sérgio Cabral. Depois me decepcionei com o nível das campanhas e mudei de área (para a consultoria em portal de voz).