Título: Anac abre processo para investigar demora
Autor: Nogueira, Danielle ; Rodrigues, Lino
Fonte: O Globo, 16/10/2012, Rio, p. 10

Problema irritou Dilma Rousseff, que incumbiu ministra de providências

BRASÍLIA A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) abriu processo administrativo para apurar as causas da demora da retirada do cargueiro em Viracopos (Campinas). O objetivo é apurar se o plano de emergência para situações como essa foi cumprido, tanto por parte da Infraero, quanto da Centurion (dona da aeronave). Dependendo das conclusões, a Anac poderá aplicar multa, restringir operações ou até suspender as operações da empresa, segundo nota divulgada no início da noite.

O problema no aeroporto irritou a presidente Dilma Rousseff, que, na manhã de ontem, determinou que a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, cobrasse providências da Anac, Secretaria de Aviação Civil (SAC) e Infraero. Uma reunião de emergência foi realizada na sede da Anac, em Brasília, para definir um plano de ação e medidas a serem tomadas, caso a companhia não conseguisse remover a avião. Segundo interlocutores, a retirada foi recebida com certo alívio pelo Planalto. A ministra passou o dia monitorando a situação, disse uma fonte.

tam terá que se explicar

Já em relação ao problema no sistema de check-in da TAM, a Anac cobrou explicações da companhia e deu prazo de dez dias para a comprovação da devida assistência ao passageiro (alimentação, serviço de telefone ou internet no caso de atraso de até duas horas e de acomodação, a partir de quatro horas de atraso). Com a falha, o serviço teve que ser executado manualmente, o que gerou filas, atrasos e cancelamentos em cascata. Na TAM, das 613 partidas programadas para até as 19h, 218 foram canceladas (35,6%), maior índice de problemas. Na malha internacional, o percentual era de 18,5% (dos 27 voos, cinco saíram fora do horário previsto).

Essa foi a segunda pane no check-in da TAM. Em novembro de 2009, durante a sua implantação por recomendação da Star Alliance, uma falha que causou atrasos em cascata. Em nota, a TAM afirmou que o problema se deveu a "uma instabilidade global" e que às 8h25min o sistema já havia voltado. A empresa garantiu que prestou "toda a assistência necessária aos clientes."