Título: SP: Ibope aponta Haddad 11 pontos à frente de Serra
Autor: Guandeline, Leonardo
Fonte: O Globo, 12/10/2012, País, p. 10

Nos votos válidos, petista tem 56%, contra 44% do tucano

A primeira pesquisa Ibope sobre intenções de voto no segundo turno das eleições em São Paulo, divulgada ontem, também mostra o candidato Fernando Haddad (PT) à frente de José Serra (PSDB). A vantagem do petista, segundo o instituto, é de 11 pontos percentuais: 48% contra 37%. Votos em branco e nulos são 9%; e 6% não souberam responder. O levantamento foi encomendado pela TV Globo. A margem de erro é de três pontos para mais ou menos.

Considerando apenas os votos válidos, Haddad tem 56%, contra 44% de Serra, mesmos percentuais da pesquisa Datafolha divulgada anteontem. Na pesquisa estimulada do Datafolha, o petista tem 47% e o tucano, 37%. O Ibope ouviu 1.204 eleitores entre os dias 9 e 11 de outubro. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), sob o número SP-01852/2012.

TUCANOS ressaltam apoios

O coordenador da campanha de Fernando Haddad, vereador Antonio Donato, disse que a pesquisa reflete um clima pela mudança na cidade, mas que nada ainda está decidido:

- O PT vê o resultado com muita tranquilidade e humildade. Ainda há toda uma campanha pela frente no segundo turno, muito trabalho. Neste momento, enxergamos um clima pela mudança na cidade, mas o segundo turno é só no dia 28.

Já o coordenador da campanha de Serra, Edson Aparecido, disse que a pesquisa não reflete o debate do segundo turno:

- (O segundo turno) Sequer começou - afirmou o coordenador tucano.

Aparecido ressaltou o fato de José Serra já ter apresentado o apoio de dois candidatos e um candidato a vice derrotados no primeiro turno, e disse que o PT está tendo "dificuldade" nessa etapa da campanha.

- Nosso movimento de rua está muito bom. Nós já apresentamos o apoio de dois candidatos e um candidato a vice que disputaram no primeiro turno, enquanto a candidatura do PT tem dificuldade em fechar apoios - disse Aparecido, ao lembrar que Soninha Francine (PPS) e Paulinho da Força (PDT) já se aliaram a José Serra, assim como o PTB de Luiz Flávio Borges D"Urso, candidato a vice de Celso Russomanno (PRB). Tanto o apoio do PDT quanto o do PTB a José Serra foram oficializados ontem.

Serra foi o mais votado no primeiro turno das eleições em São Paulo, com 30,75% dos votos válidos, à frente de Fernando Haddad, que teve 28,98%. Celso Russomanno anunciou a neutralidade no segundo turno.