Título: O hermano por trás das vitórias de Eduardo Campos
Autor: Sassine, Vinicius
Fonte: O Globo, 14/10/2012, País, p. 7
Especialista em pesquisas eleitorais, marqueteiro argentino Diego Brandy vira guru do governador pernambucano.
Ao longo de todo o domingo passado, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, não esboçou qualquer preocupação com a possibilidade de segundo turno na disputa em Recife. Chegou a dizer, antes mesmo de as seções serem abertas para votação, que seu candidato, Geraldo Júlio (PSB), estaria a postos para trabalhar já às 7 horas do dia seguinte. Faltava a confirmação das urnas, o que ocorreu: Geraldo foi eleito com 51,15% dos votos válidos. A certeza de Eduardo Campos se devia, entre outros fatores, ao trabalho de bastidor do marqueteiro argentino Diego Brandy, de 50 anos, figura que o governador de Pernambuco considera indispensável em três esferas: nas disputas eleitorais, na direção do PSB e no comando do governo.
Guru argentino de Eduardo Campos, Diego abastecia a campanha com pesquisas internas diárias. No domingo, elas apontavam uma vitória de Geraldo com 55% dos votos. O que Diego escreve, o governador lê, há quase dez anos. O marqueteiro esteve por trás das ações do presidente nacional do PSB nas últimas cinco campanhas.
Diego é especialista em pesquisas de aceitação do candidato e análises de desempenho. Ainda na década de 90, conheceu na Argentina João Santana, ex-marqueteiro de Dilma Rousseff, e Duda Mendonça, ex-marqueteiro de Lula e réu do mensalão no Supremo Tribunal Federal (STF). Um sócio de Duda fez amizade com Diego e o apresentou, em 2005, a um publicitário que fazia as campanhas de Eduardo Campos. E foi esse publicitário que o levou até o político pernambucano.
Em 2003, Diego já havia feito uma pesquisa para Campos, mas não se conheceram naquela ocasião. No ano seguinte, fez sondagens sobre a disputa para a prefeitura do Recife - o PSB só conquistaria o poder na cidade 12 anos depois, com a eleição de Geraldo Júlio.