Título: Parceria inédita na história da imprensa
Autor: Alves, Cristina; Scholz, Cley
Fonte: O Globo, 15/10/2012, Desafios Brasileiros, p. 2

Pela primeira vez na história da imprensa brasileira, dois dos maiores e mais influentes jornais do país, O GLOBO e "O Estado de S. Paulo", unem-se para fazer um produto editorial único apresentando ao seu público temas de grande relevância para o país. São cadernos especiais que circularão simultaneamente nos dois jornais durante os meses de outubro e novembro, sempre às segundas-feiras, em datas programadas. Na edição de hoje, os dois veículos publicam o primeiro dessa série de cadernos intitulada "Desafios Brasileiros". Com o mesmo conteúdo editorial, com pautas trabalhadas conjuntamente pelas duas redações há mais de dois meses, esse produto deve atingir uma marca inédita de mais de 2,5 milhões de leitores. A maioria deles, formadores de opinião. Para produzir esse conteúdo, foram destacados de 12 a 15 jornalistas diferentes em cada um dos veículos, entre editores, repórteres, redatores, infografistas e fotógrafos.

Neste primeiro caderno, o tema escolhido foi "Competitividade". Empresários, economistas, fontes do governo e especialistas foram entrevistados para montar um panorama do que o Brasil precisa para se tornar mais competitivo e aumentar sua participação no comércio mundial. Vamos tratar também das barreiras da infraestrutura e da logística, da qualificação de mão de obra, da demanda por tecnologia e inovação. Enfim, temas que cada vez mais vêm ganhando espaço nas discussões dentro das empresas, das universidades e dos gabinetes de governo. Os jornalistas dos dois veículos também apresentam casos de sucessos de empresas brasileiras que enfrentaram barreiras para expandir seus negócios no passado e hoje colhem os frutos de uma presença no mercado global, mostrando que soluções são possíveis. O tema da competitividade e suas amarras no Brasil ganha ainda uma abordagem analítica dos colunistas do GLOBO e do Estado. Neste primeiro número, os textos são assinados por Flávia Oliveira e Ethevaldo Siqueira.

No dia 22, um novo caderno tratará do tema "Mercado de Trabalho e Educação".

No dia 5 de novembro, será a vez do tema "Energia e Economia Verde", abordando as tradicionais e as novas fontes de energia no país e as exigências de um mundo que precisa ser ambientalmente sustentável. No dia 12 de novembro, no último caderno da série, o tema será "Infraestrutura e Logística".

Os cadernos feitos conjuntamente por O GLOBO e Estado têm a mesma distribuição de assuntos por página, o mesmo conteúdo nos dois jornais. A diferença apenas é que cada veículo respeitará o seu próprio projeto gráfico para "falar" ao seu público numa linguagem visual que ele já conhece.