Título: Pesquisa Ibope mostra Haddad 16 pontos à frente de Serra
Autor: Guandeline, Leonardo
Fonte: O Globo, 18/10/2012, País, p. 11

Petista aparece com 49% das intenções de voto; tucano tem 33%

A vantagem de Fernando Haddad (PT) sobre José Serra (PSDB) na corrida pela prefeitura de São Paulo aumentou de 11 para 16 pontos percentuais. Foi o que mostrou pesquisa Ibope divulgada ontem, em que o petista apareceu com 49% das intenções de voto, contra 33% do tucano. Nos votos válidos - quando são descontados os nulos, brancos e indecisos -, Haddad tem 60% e Serra tem 40%. Os indecisos somam 5%.

No primeiro levantamento do Ibope de segundo turno, divulgado na quinta-feira passada, o candidato do PT tinha 48% das intenções de voto, contra 37% de Serra. Este levantamento agora foi encomendado pela TV Globo e pelo jornal "O Estado de S.Paulo". O instituto ouviu 1.204 eleitores entre os dias 15 e 17 de outubro. A margem de erro da pesquisa é de três pontos para mais ou para menos. O levantamento foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), sob o número 01864/2012.

Apesar da vantagem, a campanha petista adotou ontem um discurso cauteloso, ponderando que ainda faltam 11 dias para a eleição.

- Vamos continuar trabalhando da mesma forma, como se estivéssemos atrás. A eleição é só no dia 28. Ficamos felizes com o reconhecimento, mas temos que receber com tranquilidade e humildade. E trabalhar - disse o vereador Antonio Donato (PT), um dos coordenadores de campanha de Haddad.

O deputado Orlando Morando, um dos coordenadores da campanha de Serra, colocou em dúvida o grau de assertividade dos últimos resultados das pesquisas do instituto.

- O Ibope não foi uma boa referência no primeiro turno, errou absolutamente tudo. Vamos continuar o trabalho. Outras pesquisas de avaliação interna nossa não mostram esses números. Eles erram exatamente em todo o período. Depois, eles fazem, no dia da eleição, pesquisa de boca de urna para dizer que acertaram - acusou o tucano.

tom agressivo preocupa psdb

Nos bastidores, integrantes da coordenação tucana confidenciaram que pesquisas internas apontaram que o discurso mais agressivo de Serra nos últimos dias não foi bem-visto, e que isso poderia dificultar um crescimento da candidatura. Desde ontem, Serra foi orientado a não alimentar o debate sobre o kit anti-homofobia, elaborado pelo MEC quando Haddad era titular da Educação.

A pesquisa Ibope foi realizada após os candidatos do PSDB e PT deflagrarem um embate moral em torno do kit anti-homofobia. Serra acusou o material didático do MEC de estimular o "bissexualismo". O candidato do PT rebateu as críticas. Ele disse que há semelhanças entre o kit do governo federal com cartilha anti-homofobia produzida em 2009 pelo governo de São Paulo e acusou o adversário de, indiretamente, estimular a intolerância.

A segunda pesquisa do Instituto Datafolha no segundo turno está prevista para ser divulgada hoje. No levantamento da semana passada, Haddad teve 47% e Serra, 37%.