Título: Sem voto, Partido da Pátria Livre ganha vaga no Senado
Autor: Lima, Maria
Fonte: O Globo, 18/10/2012, País, p. 13

Suplente do Tocantins assume lugar de senador que ganhou secretaria

O Partido da Pátria Livre (PPL) completou seu primeiro ano de registro eleitoral no último dia 5, mas, sem disputar eleição para o Congresso, conquistou ontem cadeira temporária no Senado: foi empossado o senador sem votos João Costa Ribeiro Filho (PPL-TO), suplente do senador Vicentinho Alves (PR/TO), que deixou o mandato para assumir uma secretaria no governo do Tocantins. João Costa, empossado pelo afilhado de casamento João Ribeiro (PR/TO), citou a Bíblia e trechos de canção de Oswaldo Montenegro.

João Costa é o primeiro nome do partido no Congresso e mais um desconhecido entre os 20 senadores originariamente suplentes. O que tem se destacado mais, nos últimos dias, é Aníbal Diniz (PT-AC). Ex-assessor dos irmãos Viana - o senador Jorge Viana e o governador Tião Viana - e suplente de Tião Viana, Aníbal assumiu mês passado a vice-presidência do Senado no lugar da senadora licenciada Marta Suplicy (PT-SP).

O senador novato de Tocantins foi entronizado no plenário pelo líder do PTB, Gim Argelo (DF), suplente de Joaquim Roriz, que renunciou para não ser cassado no auge de um escândalo de corrupção.

- Que o sagrado coração de Jesus, com a interseção do imaculado coração de Maria, ajude o resistente povo brasileiro, esse povo aquecido e encantado pelo sol, que não se intimida diante dos desafios, das tristezas e das adversidades da vida. Aos meus pares reproduzo as palavras de Oswaldo Montenegro: "Que a força do medo que tenho não me impeça de ver o que anseio, que a morte de tudo em que acredito não me tape os ouvidos e a boca" - disse João Costa Ribeiro Filho em seu discurso de posse.