Título: Caciques disputam controle do interior do Rio de olho em 2014
Autor: Schmitt, Luiz Gustavo; Remígio, Marcelo
Fonte: O Globo, 07/10/2012, País, p. 14

PMDB de Cabral e Picciani estima que elegerá 36 prefeitos, e PT, de 10 a 15

Termômetro para a disputa eleitoral de 2014, as eleições municipais vão medir neste domingo a força das principais correntes políticas do estado. Na demarcação do território, ganhará quem levar o maior número de prefeituras estratégicas. O PMDB, partido do governador Sérgio Cabral e do ex-presidente da Assembleia Legislativa Jorge Picciani, quer eleger 36 prefeitos, enquanto o PR, do ex-governador e deputado federal Anthony Garotinho, adversário dos peemedebistas, faz uma projeção de vitória em 19 municípios, podendo chegar a 25. Já o PT, do senador e pré-candidato ao Palácio Guanabara, Lindbergh Farias, aposta entre 10 e 15 prefeituras. PDT, PPS, PSDB, PCdoB, PSD, PP, PRB, PSB, PPS, PSC, DEM, PTB e partidos pequenos somariam cerca de 25.

Com as pesquisas apontando o amplo favoritismo de Eduardo Paes na capital, o PMDB concentra os esforços para retomar as prefeituras de Nova Iguaçu e Duque de Caxias. As cidades, junto com São Gonçalo, reforçariam eleitoralmente o partido e a conquista ajudaria numa eventual negociação com o PT, para a composição de uma chapa. Cabral e Picciani não abrem mão de indicar Pezão para a disputa de 2014.

- O senador Lindbergh Farias fez campanha em todo o estado, mas não acredito que ele consiga interferir tanto assim no resultado. Não quero desmerecê-lo, mas os candidatos do PT vencem por causa de forças regionais, não por causa do senador. O PMDB vai manter a hegemonia no estado - afirma.

PT quer cacifar candidatura de Lindbergh

Assim como Cabral - que medirá sua popularidade nas cidades onde pediu votos -, Picciani terá sua influência política colocada em xeque. O ex-presidente da Alerj foi o responsável pela composição das chapas. No interior, ele cita como principais desafios para o PMDB Angra dos Reis, Petrópolis, Carmo, Quatis, Conceição de Macacu, Miguel Pereira, Areal, Miracema e São Fidélis. Ele aponta como certa as vitórias em Volta Redonda e Três Rios.

Já o PT lançou candidatos em 36 cidades e 16 vices, todas acompanhadas de perto por Lindbergh Farias (PT), que também fez campanha para aliados do PSB e PDT. O senador aproveitou o pleito para pavimentar a candidatura a governador. O petista esteve em 61 municípios e usou o tempo de TV dos candidatos a prefeito em emissoras regionais para aumentar sua popularidade entre o eleitorado do interior.

- Consolidei a minha candidatura. Enquanto o Lula participava das campanhas no país, eu atuava aqui no estado. Tive muita presença física nos municípios e na televisão. Acredito que vamos fazer mais prefeituras, além de conquistar vitórias importantes com aliados em cidades estratégicas como Nova Iguaçu, Macaé e Duque de Caxias - diz o senador que esteve em 14 cidades nos últimos dois dias de campanha.

O PT prioriza a disputa em Niterói, Teresópolis, Petrópolis, Angra dos Reis, Japeri, Paracambi, Pinheiral, Paraty, Cantagalo, Miguel Pereira, São Pedro da Aldeia, Maricá, Porciúncula, Belford Roxo e Barra Mansa.

DEM não descarta nova aliança com PR

Já para o presidente regional do DEM, Rogério Lisboa, a coligação estadual DEM-PR saiu fortalecida destas eleições e encurtou o caminho para 2014. Ao todo, foram lançados cinco candidatos a prefeito do DEM. Lisboa defende uma nova aliança com o ex-governador Anthony Garotinho (PR) em 2014.

- O candidato natural é o Garotinho. É o único nome que pode derrotar o grupo político do governador Sérgio Cabral (PMDB). Ele viajou o estado inteiro e criou uma base forte nos municípios do interior, onde o Cabral está queimado, já que os bandidos do morros do Rio foram exportados para todo o estado, sobretudo para a Baixada Fluminense - diz Lisboa, candidato a prefeito em Nova Iguaçu.

O PR é cabeça em 37 chapas e Garotinho espera vencer em 25 municípios. Colegas de partido são mais modestos e apostam em 19. Campos dos Goytacazes, onde Rosinha Garotinho deve ser reeleita, São Gonçalo, Itaboraí, São João da Barra, Nova Iguaçu, São João de Meriti e Volta Redonda são prioridade para o grupo político .