Título: Govemo tenta evitar votação de vetos de Dilma a código
Autor: Krakovics, Fernanda
Fonte: O Globo, 19/10/2012, País, p. 8
Para Meio Ambiente, questão é página virada, e presidente pede a Sarney que contenha insatisfeitos.
O governo Dilma Rousseff quer dar por encerrada a polêmica sobre o Código Florestal. Enquanto ruralistas e ambientalistas mais radicais pretendem recorrer à Justiça contra os vetos feitos pela presidente no projeto de lei aprovado pelo Congresso, a ministra Izabella Teixeira, do Meio Ambiente, afirmou ontem que o objetivo dos vetos foi impedir anistia para quem desmaiou e a possibilidade de haver novos desmatamentos.
— Estamos virando a página no debate de uma história de 13 anos. Ninguém aguenta mais essa polarização. Vetamos tudo que entendíamos que desequilibrava a relação entre social e ambiental ou significava anistia — afirmou a ministra do Meio Ambiente.
Além das ações judiciais, os insatisfeitos com a decisão de Dilma cobram do presidente
do Congresso, o senador José Sarney (PMDB-AP), que coloque os vetos em votação, com o objetivo de derrubá-los. A presidente Dilma, em viagem com Sarney ao Maranhão esta semana, teria pedido a ele para não permitir a votação.
— Acho que os vetos não foram de forma a prejudicar a lei. Acho que foram necessários para nós retomarmos aquele espírito de não ficar radicalizando com nenhuma das correntes — disse Sarney, após reunião com Dilma ontem.
O ministro da Advocacia Geral da União, Luís Inácio Adams, foi escalado por Dilma para defender as medidas:
— Faz parte da competência constitucional da presidente sancionar ou vetar dispositivos de lei — diz ele.