Título: Em Diadema, Lula muda discurso e ataca renovação na política
Autor: Carvalho, Cleide
Fonte: O Globo, 22/10/2012, País, p. 5
No dia anterior, líder do PT defendeu a novidade em comício de Haddad.
Para cada ocasião, um discurso diferente. Em contraponto a São Paulo, onde tem defendido a novidade personalizada por seu candidato, Fernando Haddad, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva atacou a renovação na política durante carreata em Diadema, município vizinho à capital paulista, onde o atual prefeito, Mário Reali, do PT, disputa a reeleição.
Se no sábado o líder do PT pregou a renovação em comício de Haddad, ontem ele pediu para os eleitores de Diadema "não trocarem o certo pelo duvidoso". No município do Grande ABC, Mário Reali disputa a reeleição contra o vereador do PV Lauro Michels, que tem o apoio do governador de SP, Geraldo Alckmin (PSDB).
A diferença nos discursos levou Lula a se atrapalhar nas palavras durante o ato político:
- A eleição é uma coisa muito séria, não vamos permitir que velhos sentimentos possam mudar a cabeça do eleitor. Trocar o novo pelo duvidoso... Ou trocar o duvidoso pelo... Trocar o certo pelo duvidoso já aconteceu neste país.
Em discurso, o ex-presidente petista criticou o fato de o candidato do PV não ter experiência administrativa e pediu para que o município "não entre em uma aventura". Em São Paulo, por sua vez, o PT tem rejeitado as críticas do PSDB de que Haddad é inexperiente e ainda reforça o fator "novidade" de sua primeira disputa eleitoral.
Como no sábado, o ex-presidente comparou o candidato de oposição ao PT ao ex-presidente Fernando Collor. Mas, em cada ocasião, por um motivo diferente. Em relação a José Serra, pelo fato de não ter concluído o mandato. E em relação a Lauro Michels, por adotar o discurso da renovação.
- Em 1989, o nosso país teve uma eleição presidencial. E se estabeleceu neste país a ideia de que havia um candidato novo. E o povo votou no tal do novo para dirigir o país. O novo era o Collor e vocês sabem o que aconteceu. Agora, estamos vendo em Diadema a mesma fantasia e o mesmo discurso - criticou Lula.
O governador Geraldo Alckmin, que fez caminhada em Diadema no sábado, também foi criticado.
- Os tucanos são bons de bico. Há governadores que só aparecem em Diadema em época de eleição - afirmou o ministro Aloizio Mercadante.
Hoje, Lula participará de eventos de campanha em Jundiaí e Osasco, ambas em São Paulo. Na última semana do segundo turno, fará peregrinação por Fortaleza, Cuiabá, João Pessoa, Salvador e Taubaté.