Título: Programa do instituto unibanco vira referência para ministério
Autor:
Fonte: O Globo, 22/10/2012, Desafios Brasileiros, p. 11

Iniciado em 2007, o projeto piloto Jovem do Futuro, do Instituto Unibanco, fez tanto sucesso que se tornou referência para o Ministério da Educação (MEC). No início deste ano, a pasta o aliou ao Ensino Médio Inovador, programa que prevê investimentos federais para a ampliação da jornada e reestruturação dos currículos. Atualmente, o projeto atende a mais de dois milhões de alunos e cerca de 2.800 escolas distribuídas em seis estados: Pará, Ceará, Goiás, Mato Grosso do Sul, Piauí e São Paulo.

O programa oferece apoio técnico e financeiro a escolas públicas do ensino médio, com o intuito de reduzir os índices de evasão e proporcionar melhorias substanciais no desempenho de seus alunos, sobretudo em disciplinas de português e matemática, ambas avaliadas pela Prova Brasil.

O Jovem do Futuro é um programa de capacitação modulado, destinado a gestores educacionais. O curso lhes dá ferramentas e autonomia para que possam criar recursos próprios para lidar com os problemas enfrentados pela instituição. O Instituto Unibanco oferece às escolas um "cardápio de metodologias", que elas podem adotar segundo suas necessidades.