Título: Lula atrai 50 mil pessoas a comício de petista em Fortaleza
Autor: Cabral, Bruno; Gois, Chico de
Fonte: O Globo, 24/10/2012, País, p. 8

Cid Gomes, de triciclo, distribui adesivos do candidato do PSB.

Em clima de festa e com forte presença de militantes, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou na tarde de ontem de comício do candidato petista a prefeito de Fortaleza, Elmano de Freitas, que levou 50 mil pessoas à Praça do Ferreira, tradicional local de eventos públicos na capital cearense.

Lula chegou a Fortaleza por volta das 13h e, de um hotel no Centro, partiu em carreata ao lado de Elmano e da prefeita Luizianne Lins. Durante todo o trajeto, de aproximadamente 1,7km, percorrido em pouco mais de meia hora, Lula, a prefeita e o candidato foram seguidos e saudados por militantes com bandeiras, que entoavam frases como: "Lula, guerreiro do povo brasileiro!"

Lula discursou por 18 minutos no comício e se defendeu dos ataques dirigidos à sua gestão. E afirmou que os empresários brasileiros jamais ganharam tanto como em seu governo:

- Eu às vezes fico pensando por que as pessoas criticam tanto o Lula. Veja, se dependesse de ganhar dinheiro, os empresários deste país todo dia tinham que acender uma vela para Deus, porque nunca ganharam tanto dinheiro como no meu governo. E foi graças a isso que geramos 17 milhões de empregos com carteira profissional assinada.

Para Lula, um prefeito não tem que se preocupar com os ricos:

-Porque os ricos não precisam da prefeitura. Eles só têm que pagar os impostos deles direitinho. Agora, na hora de dividir o dinheiro arrecadado, é a parte mais pobre da população que tem que receber a melhor fatia e a maior quantidade de dinheiro - disse em referência a ações em educação, habitação, saneamento básico e moradias populares.

Como tem dito em outras cidades, Lula ressaltou a importância do alinhamento político entre a prefeitura e o governo federal.

-Eu tenho certeza, Elmano, que você terá na companheira Dilma Rousseff uma grande parceira. Uma grande parceira para ajudar a continuar a transformação que a companheira Luizianne começou.

Já no fim do seu discurso, Lula mencionou o fato de Elmano ter sido classificado como um poste. Em uma das declarações mais polêmicas dadas pela prefeita Luizianne ainda no período pré-eleitoral, disse que, pelo sucesso da sua gestão, ela elegeria até um poste. Declaração que foi fartamente utilizada por seus adversários:

- Eu sei que, quando eu lancei o Haddad (à prefeitura paulistana), disseram que estava lançando um poste. Quando lancei a Dilma, era um poste. O Elmano é um poste. De poste em poste, vamos iluminar o Brasil inteiro.

Para tentar diminuir o impacto da visita de Lula, o governador Cid Gomes (PSB), que se licenciou do mandato esta semana para se dedicar à campanha de Roberto Cláudio (PSB), utilizou um triciclo amarelo para sair pela periferia da cidade e distribuir adesivos.