Título: Ratinho Jr. eleva tom de ataques a Fruet em Curitiba
Autor: Lomba, Luis
Fonte: O Globo, 24/10/2012, País, p. 9
Justiça multa rede de TV que pertence ao pai do candidato do PSC por críticas ao adversário.
A temperatura na disputa pela prefeitura de Curitiba subiu ainda mais ontem, quando a Justiça Eleitoral do Paraná anunciou multa no valor de R$ 85.128 à Rede Massa de Televisão por beneficiar o candidato Ratinho Jr. (PSC/PR/PCdoB/PTdoB) e prejudicar Gustavo Fruet (PDT/PT/PV) em dois telejornais da emissora, filiada ao SBT.
A queda de Ratinho Júnior para o segundo lugar nas pesquisas de intenções de voto, depois de liderar o processo eleitoral até o fim do primeiro turno, levou ao envolvimento direto do pai dele, o apresentador Ratinho, dono da Rede Massa, em sua campanha. A propaganda de Ratinho Júnior, moderada no primeiro turno, passou a acusar Fruet de se aliar "aos mensaleiros do PT", e as mesmas críticas aparecem também nos telejornais da Rede Massa.
Na decisão que estipulou a multa à Rede Massa, a juíza Renata Estorilho Baganha afirma que "o Jornal da Massa (...) novamente direciona toda sua programação para atacar o Partido dos Trabalhadores e, diretamente, Gustavo Fruet".
É a segunda multa nesta semana pelo mesmo motivo contra a Rede Massa. Depois de passar para o segundo turno superando o prefeito Luciano Ducci (PSB) por apenas 0,45% dos votos, Fruet lidera as pesquisas (49% a 39% na pesquisa Ibope, e 52% a 36% no Datafolha, ambas divulgadas no dia 19 de outubro).