Título: Dirceu é homenageado em jantar de prefeito de Osasco
Autor: Ribeiro, Marcelle
Fonte: O Globo, 25/10/2012, País, p. 7

Ex-ministro foi recebido por amigos na casa de petista

Condenado como o chefe da quadrilha do mensalão e aguardando a pena pelo Supremo Tribunal Federal (STF), o ex-ministro José Dirceu está se amparando numa rede de proteção de amigos. Anteontem à noite, quando os ministros do STF decidiam as penas de Marcos Valério, Dirceu foi recepcionado por um grupo de amigos num jantar promovido pelo prefeito de Osasco, Emídio de Souza (PT), na casa de Emídio. Para afastar a imagem de abatimento mostrada no dia da eleição em São Paulo, Dirceu cortou os cabelos longos que lhe davam um ar de desleixo. No domingo, participou, com José Genoino, de um almoço com ex-colegas de 1968.

- Foi um jantar para descontrair, sem nenhuma conotação política. O Zé está muito animado e contente com as manifestações dos amigos que estão reagindo e mostrando que continuam ao seu lado. Ele agradeceu muito essas manifestações de solidariedade - contou Emídio, dizendo que foi um jantar privado.

A namorada de Dirceu, Evanise Santos, disse que o deputado João Paulo Cunha (PT), também condenado no mensalão, não compareceu porque foi um jantar apenas de amigos. Ela lembrou que Dirceu sempre foi muito bem votado em Osasco, base eleitoral de João Paulo:

- São a solidariedade e o carinho dos amigos que nos fortalecem para seguir a luta! Coragem é uma coisa que nunca faltou ao Zé. Todos sabem disso. Essa declaração não é uma afronta ao Supremo. Ele está recebendo críticas e provocações. Mas como diz o Zé: "A vida é dura pra quem é mole". Estou confiante, apesar de ansiosa! - disse Evanise.

À espera da definição das penas pelo Supremo, Dirceu continua atuando, nos bastidores, na campanha do petista Fernando Haddad, em São Paulo. Em artigo publicado ontem em seu blog, criticou o fato de o tucano José Serra estar batendo na tecla de que Haddad, se eleito, acabará com as parcerias com organizações sociais (OSs) na Saúde. E comparou Serra a Goebbels, o ministro da propaganda nazista. " "Eles ficam martelando o tempo todo algo para que pareça verdadeiro", chamou atenção a locutora do programa de Haddad ontem, ao comentar essa propaganda tucana. Ela está certa. E eu não quero nem lembrar que Joseph Goebbels, ministro da propaganda de Hitler, dizia que era preciso repetir uma mentira mil vezes até que ela se transformasse em verdade", escreveu Dirceu.

Em outro artigo, elogiou a atuação da presidente Dilma Rousseff e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas campanhas petistas e de aliados nas capitais. E criticou os adversários, dizendo que não exibem o ex-presidente Fernando Henrique em suas campanhas porque sua imagem estaria desgastada.