Título: Rejeição de tucano é de 52% e a de petista chega a 36%
Autor: Guandeline, Leonardo
Fonte: O Globo, 25/10/2012, País, p. 11

Serra terminou primeiro turno na frente do adversário

A pesquisa divulgada ontem pelo Datafolha também apontou o percentual de rejeição dos candidatos à prefeitura de São Paulo Fernando Haddad e José Serra. De acordo com o instituto, a rejeição do tucano se manteve em 52%. O índice do petista oscilou dois pontos para cima; passou de 34% para 36%.

Já Ibope mediu o desempenho dos candidatos na avaliação espontânea, quando o eleitor responde sem antes ler os nomes dos candidatos. Nesta modalidade, Haddad permaneceu com 47%, enquanto Serra oscilou de 32% para 35%, o mesmo índice registrado na primeira pesquisa do segundo turno, há duas semanas.

Ao ser questionado ontem no início da noite sobre os levantamentos do Ibope e Datafolha, o candidato do PSDB disse que não costuma comentar as pesquisas de intenções de voto que conhece, tampouco aquelas que ainda não viu. José Serra afirmou, contudo, que os votos dos indecisos, sobre os quais cresceu, são importantes.

- Eles (os indecisos) são cidadãos como os outros. Não tem diferença de cidadão de primeira ou de segunda classe. Todos eles são importantes - disse o tucano.

Já Fernando Haddad minimizou o crescimento do adversário. O petista lembrou que o tucano está dentro da margem de oscilação das pesquisas eleitorais. Afirmou, ainda, que os levantamentos internos do PT ratificam a vantagem dele sobre José Serra.

- É uma oscilação dentro da margem de erro. Mas nós temos de trabalhar até o último dia. Eu não discuto oscilações, pois cada pesquisa eleitoral tem a sua - afirmou.

No primeiro turno das eleições municipais em São Paulo, José Serra somou 30,75% dos votos válidos, enquanto Haddad teve 28,98%. Para calcular os válidos, são excluídos da amostra os votos em branco e os nulos. Nas pesquisas eleitorais, o procedimento de cálculo para votos válidos é o mesmo, excluindo também os indecisos.