Título: Horário de verão começa à meia-noite de hoje em 11 estados brasileiros
Autor: Barros, Luiza
Fonte: O Globo, 20/10/2012, O País, p. 7

Centro-Oeste, Sudeste e Sul, além de Tocantins, vão aderir à medida

A partir da zero hora de amanhã, parte dos brasileiros terá que adiantar o relógio em uma hora. O horário de verão começa na virada de sábado para domingo e vale para todos os estados das regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste, além do estado de Tocantins, único da região Norte que quis aderir à medida. O novo horário fica em vigor até 17 de fevereiro.

Este ano, segundo o Operador Nacional do Sistema (ONS), a economia com o horário de verão deve chegar a R$ 280 milhões, superior aos R$ 130 milhões do ano passado. O horário vem sendo adotado sistematicamente desde 1986 para se obter um melhor aproveitamento da luminosidade do dia e para redução de até 4,5% da carga de energia do país no horário de pico, das 19h às 21h. A Ampla, responsável pela distribuição de energia para 66 municípios fluminenses, prevê redução no consumo de até 5% nesse período, o equivalente a cem megawatts, suficientes para abastecer uma cidade de cem mil habitantes.

relógio biológico

A mudança, no entanto, exige uma adaptação do relógio biológico das pessoas. Para o endocrinologista João Régis Ivar Carneiro, para a maioria delas, essa adequação leva de nove a 15 dias:

- Seria interessante começar a desenvolver alguns mecanismos. Uma pessoa que dorme às 22h, deveria ir para a cama um pouco mais cedo, aos poucos, até conseguir se3 adaptar. O ideal seria que as empresas permitissem que funcionários chegassem mais tarde nesses primeiros dias.

De acordo com o especialista, quem dorme pouco pode ter problemas de pressão e de alteração na taxa de glicose.