Título: TAM diz que tarifas devem subir 10% para repor perdas
Autor: Doca, Geralda
Fonte: O Globo, 26/10/2012, Economia, p. 23

Trip e Azul se preparam para integrar sistema de check-in no fim do ano.

Após os prejuízos registrados pelas companhias aéreas no segundo trimestre, a TAM avalia que o setor precisa reajustar as passagens em 10%. O aumento não seria imediato nem de uma vez só, mas será necessário para que as empresas recomponham sua estrutura financeira, abalada com o crescimento do preço do combustível, a valorização do dólar e o reajuste das tarifas aeroportuárias cobradas das empresas. Juntas, TAM e Gol tiveram perdas de R$ 1,6 bilhão no período entre abril e junho.

A Gol também acredita que haverá aumento das passagens, embora não precise o percentual nem quando isso ocorrerá. A avaliação de José Mário Caprioli, presidente da Trip e futuro vice-presidente técnico e operacional da Azul, após a aprovação da fusão das duas aéreas, vai no sentido oposto. Para ele, ao menos nos próximos três meses, as tarifas serão mantidas. Espera-se que o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprove a união até novembro.

- Num primeiro momento, não estão previstos aumentos. Somos muito competitivos. A fusão da Trip com a Azul só nos trará mais competitividade. Vamos criar escala para compras de suprimentos, por exemplo - disse o executivo, que veio ao Rio ontem para participar da feira da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav).

Nova opção para voo Rio-SP

O primeiro passo da fusão, anunciada em maio, foi o compartilhamento de voos entre Trip e Azul, iniciado na última segunda-feira. São mais de cem destinos. A próxima etapa será a integração das atividades ligadas à experiência do passageiro, como atendimento no check-in.

As duas empresas também estão padronizando a frota. A Trip vai devolver seus jatos 175, da Embraer, e os turboélices ATR 42, da franco-italiana ATR. A futura companhia resultante da fusão vai operar apenas com jatos 190 e 195 e ATRs 72-600. Também já está decidido que a marca Trip vai sumir.

Esta semana, a Trip recebeu autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para operar quatro voos diários entre Guarulhos (SP) e o Santos Dumont (Rio) a partir de 10 de novembro. As passagens já estão disponíveis em todos os canais de vendas da Azul com tarifas a partir de R$ 99,90 o trecho.