Título: Assessor de Serra postou notícia falsa sobre Enem
Autor: Lima, Maria ; Ribeiro, Marcelle
Fonte: O Globo, 27/10/2012, País, p. 3

Eden Wiedmann sustentou, porém, que não criou boatos sobre cancelamento do exame

Coordenador de mídias sociais da campanha do candidato do PSDB à prefeitura de São Paulo, José Serra, o publicitário Eden Wiedemann afirmou ontem que postou no Twitter uma notícia sobre o cancelamento Enem, mas nega que seja o responsável pelo boato que circulou quinta-feira nas redes e levou o Ministério da Educação (MEC) a emitir nota para assegurar que o exame ocorrerá normalmente. A Polícia Federal investigará a disseminação do boato que, segundo o MEC, chegou a fazer com que o portal do ministério na internet saísse do ar por alguns minutos devido ao elevado número de acessos por parte de internautas que buscavam esclarecimentos.

O publicitário conta que postou na quarta-feira, por volta de 20h, uma mensagem no Twitter com o link de uma notícia de 2009 do Portal Terra. A reportagem trazia informações sobre o cancelamento do Enem em 2009.

- O pessoal diz que o primeiro foi um tweet do Eden e não foi. Você vai achar na segunda-feira um tweet com esse hoax (mensagem falsa). Eu não fiz hoax. Fiz uma crítica pelo Twitter. E meu alcance é mínimo. Três clicks e um "RT". Jamais teria a capacidade de fazer o que (se) fez. E eu informo no post em seguida que é de 2009 - sustentou Eden.

O publicitário diz que anexou a reportagem do Terra porque, "como cidadão", não gosta de Haddad:

- Acho que ele não foi um bom ministro. O vazamento do Enem foi responsabilidade dele.

Segundo o MEC, uma busca no Twitter indicou que o primeiro usuário a enviar a mensagem teria sido Wiedemann. Link antigo do site do GLOBO também foi utilizado indevidamente no Facebook, o que levou o jornal a postar em seu site alerta de que o Enem não fora cancelado.

Serra não comentou a atuação de Wiedmann, nem disse se tomará alguma providência em relação ao assessor.

- O PT fica acusando e a imprensa fica repercutindo. Eles ficam batendo na mesma mentira até que pareça verdade. Isso é uma infâmia - disse Serra.