Título: Em Fortaleza, candidatos recorrem a padrinhos
Autor: Gois, Chico de
Fonte: O Globo, 27/10/2012, País, p. 6
Elmano (PT) exibe imagem de Lula, e Roberto Claudio (PSB) explora apoio de Cid
No último dia de campanha eleitoral na TV e no rádio, os candidatos a prefeito de Fortaleza reforçaram suas propostas, preocuparam-se em desfazer o que classificam de boatos, e utilizaram imagens e declarações de padrinhos políticos e aliados para tentar conquistar os votos dos indecisos. Pesquisa Datafolha aponta que Elmano de Freitas (PT) tem 42% da preferência do eleitorado, e Roberto Claudio (PSB), 41%. Já o Ibope dá 43% para cada um. Enquanto Roberto Claudio exibiu declaração do governador Cid Gomes (PSB), Elmano de Freitas explorou a imagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Quando o petista colocou no ar a ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva pedindo votos para ele, o socialista contra-atacou com o deputado federal Romário (PSB-RJ). Na noite de anteontem, durante comício em um conjunto habitacional de Fortaleza, o socialista reuniu candidatos derrotados no primeiro turno e que agora estão ao seu lado, além do cantor Fagner e do ex-deputado Ciro Gomes. A grande atração, porém, foi Romário.
- Vocês estão cansados da mesmice, da sacanagem, daquilo que não é sério, do que não é honesto - discursou o baixinho, apelando: - Vim do Rio para pedir: por favor, votem no 40.
A declaração de Romário foi explorada no programa de TV, mas só a parte em que ele pede o voto. O programa repassou as promessas de Roberto Claudio e exibiu mais uma vez o depoimento do governador Cid Gomes dizendo que o candidato é um homem sério, competente e com disposição para fazer parceria com os governos estadual e federal. Cid tem acusado a prefeita Luizianne Lins (PT) de barrar projetos que o governo dele pensa em fazer na cidade.
Elmano de Freitas abriu e fechou seu último programa eleitoral com imagens e falas do ex-presidente Lula, identificado por populares como "o pai dos pobres": "É Deus no céu e Lula na Terra", afirmaram. E para completar a estratégia de colar o petista na imagem de Lula, o locutor do programa falou de características comuns entre os dois:
- Dois filhos do povo e um mesmo projeto: cuidar bem do povo.
Os dois candidatos também trataram de tentar neutralizar boatos. Roberto Claudio declarou que não irá acabar com o Bolsa Família, e carros de som de sua campanha percorreram a cidade para negar que ele vá criar um pedágio urbano. Elmano de Freitas negou que aumentará a tarifa de ônibus.
Os dois candidatos passaram o dia em preparação para o último debate, na TV Globo, na noite de ontem.