Título: Em 7 cidades do Rio, segurança reforçada no 2º turno
Autor: Onofre, Renato
Fonte: O Globo, 27/10/2012, País, p. 10

Efetivo com cerca de 8.500 homens será distribuído pelos municípios; celular continua proibido na hora da votação

Três milhões de eleitores vão às urnas amanhã escolher o próximo prefeito de sete cidades fluminenses. A Polícia Militar anunciou esquema de segurança especial com 8.500 policiais divididos nos 1.122 locais de votação previstos, com apoio de 80 homens do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e quatro helicópteros, que atenderão os municípios de Niterói, São Gonçalo, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Belford Roxo, Petrópolis e Volta Redonda. Diferentemente do primeiro turno, não haverá a presença da Força Nacional de Segurança no estado.

Em Volta Redonda, no Sul Fluminense, onde no início da semana o governador Sérgio Cabral (PMDB) denunciou a presença de milicianos na campanha do adversário de seu aliado, o 28º BPM (Volta Redonda) informou que cem homens do Batalhão de Choque foram deslocados para a cidade para garantir a tranquilidade ao eleitor.

A votação ocorrerá das 8h às 17h. Para votar, o cidadão deve levar o seu título de eleitor e um documento oficial com foto, como a carteira identidade ou a de trabalho.

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) explica que o eleitor pode expressar sua preferência por partido político, candidato ou coligação a partir do uso de camisetas, bonés, broches e adesivos em carros particulares, desde que seja manifestação individual e silenciosa, para não caracterizar boca de urna.

É proibida a distribuição de santinhos e manifestação barulhenta. O eleitor que for flagrado descumprindo a lei ficará detido até o final do processo eleitoral. Assim como no primeiro turno, continua proibida a entrada na cabine de votação com aparelhos de telefone celulares, máquinas fotográficas e filmadoras. Os objetos devem ser depositados numa bandeja ou guarda-volume.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informa que a expectativa é de que os primeiros resultados da votação comecem a ser divulgados uma hora depois do fechamento das urnas.