Título: Sindicalistas preferem a candidata de Lula
Autor: Pariz, Tiago
Fonte: Correio Braziliense, 07/10/2009, Política, p. 5

Dilma é a favorita na corrida pelo Planalto, pelo menos para filiados da Força Sindical, comandada por um deputado do PDT

Pesquisa encomendada pela Força Sindical ao Departamento Intersindical de Estatística e Estudos (Dieese) mostrou que, pelo menos dentro de um universo limitado de sindicalistas, a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, é apontada como favorita ao Palácio do Planalto em 2010.

Dilma chega a 39,6% e deixa para trás os dois pré-candidatos do PSDB, os governadores de São Paulo, José Serra, que aparece com 13,3%, e de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB) com 11,7%. O deputado Ciro Gomes (PSB-CE) é apontado como o preferido de 9,5% dos consultados. A ex-senadora Heloísa Helena tem 4,7%. Não souberam ou não quiseram responder totalizam 8,2%. Outros candidatos chegam a 4,4%. De acordo com a pesquisa, divulgada ontem pelo deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), presidente da Força Sindical, 8,6% dos entrevistados responderam que não votará em ninguém em 2010.

A pesquisa não incluiu a senadora Marina Silva (PV-AC) por ter sido realizada em 29, 30 e 31 de julho durante congresso realizado pela Força em Praia Grande, cidade do litoral sul de São Paulo, antes, portanto, de ela trocar o PT pelo PV. Segundo os organizadores, cerca de 4 mil pessoas participaram do evento. A ampla folga da chefe da Casa Civil em relação aos outros concorrentes foi aferida nesse cenário restrito e não tem valor estatístico por se tratar de um setor específico da sociedade.

O deputado Devanir Ribeiro (PT-SP) comemorou a vantagem folgada da ministra nesse grupo de sindicalistas e disse que ela seria a mais votada também em pesquisas realizadas em outros grupos de sindicalistas. ¿Os trabalhadores das centrais sindicais, não só da Força, têm clareza dos benefícios que esse governo trouxe para eles e da importância da continuidade desse trabalho. Se o Lula pedir, esse pessoal vai votar na Dilma¿, afirmou o petista. O deputado Duarte Nogueira (PSDB-SP) descartou a relevância da pesquisa. ¿Isso não tem valor estatístico nenhum. Se fizer esse levantamento lá na Assembleia Legislativa de São Paulo vai dar um resultado, se fizer na Câmara vai dar outro. E se fizer num congresso da Força pode até dar o Paulinho em primeiro lugar¿, afirmou o tucano.

O deputado Paulinho apresentou o resultado justamente no dia em que o PDT reuniu-se com Dilma para discutir as bases do acordo eleitoral de 2010. O deputado pedetista é entusiasta da candidatura da ministra e avalia que o melhor caminho para a base aliada enfrentar a oposição no ano que vem é estar unida. Ele ressalvou que essa tese pode evoluir para a possibilidade de se ter mais de um candidato entre os partidos que apoiam o presidente Lula no Congresso caso o nome do PSDB ganhe força na corrida.

Ciro Gomes e Marina Silva são os outros dois potenciais concorrentes do plano governista. Lula quer abrir espaço para uma eleição plebiscitária entre dois candidatos e planeja que o deputado dispute o governo de São Paulo. Lula trabalha para que o PT feche a aliança com o PMDB e isole Ciro em seu desejo de disputar o Planalto.