Título: PT perde em Campinas, mesmo com Dilma e Lula
Autor: Farah, Tatiana
Fonte: O Globo, 29/10/2012, País, p. 9
Partido também é derrotado em Diadema, mas recupera Santo André.
Endossado pela presidente Dilma Rousseff e pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o economista Márcio Pochmann perdeu ontem a eleição em Campinas para o socialista Jonas Donizette. A cidade ganhou contornos de disputa nacional, com a guerra de palanques. De um lado, Dilma, Lula, ministros e a ex-petista Marina Silva. De outro, o presidente do PSB, o governador Eduardo Campos, e os tucanos Aécio Neves e Geraldo Alckmin.
Pochmann começou a disputa com 1% das intenções de voto, segundo as pesquisas Ibope, e chegou a ficar empatado tecnicamente no segundo turno com Donizette. Sem nunca ter disputado uma eleição, ganhou o apelido de "Postemann". No último comício, ao lado de Dilma, Lula chegou a dizer que "de poste em poste" o PT iria "iluminar o país".
Professor da Unicamp e ex-presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Pochmann conseguiu recuperar a simpatia da intelectualidade local para o PT, depois de anos de desgaste da legenda com seguidos escândalos, o último deles que resultou na perda do cargo e na detenção do vice-prefeito Demétrio Vilagra no ano passado. Mas Jonas Donizette venceu com 57,7% dos votos válidos.
No ABC, os petistas conseguiram retomar a prefeitura de Santo André, onde o prefeito petista Celso Daniel foi assassinado em 2002. O sindicalista e deputado estadual Carlos Grana, amigo próximo de Lula, foi eleito com 54% dos votos, desbancando o prefeito Aidan Ravin, do PTB. No primeiro turno, os petistas já haviam garantido a reeleição de Luiz Marinho, em São Bernardo do Campo e, ontem, conseguiram se manter no poder em Mauá, com a vitória de Donisete Braga sobre Vanessa Damo, do PMDB (57% a 43% dos votos válidos). A grande derrota petista ficou por conta de Diadema, onde o prefeito Mario Reali perdeu para Lauro Michels, do PV, que obteve 60% dos votos válidos. Ainda na Grande São Paulo, o PT venceu o PSDB em Guarulhos, reelegendo Sebastião Almeida.
Em Taubaté, única cidade do interior onde houve embate direto entre PT e PSDB neste segundo turno, os tucanos venceram, apesar de Lula ter subido ao palanque do petista Isaac do Carmo, na semana passada. Ortiz Júnior venceu em Taubaté com 62,9% dos votos. Em uma disputa apertada, o PSDB venceu também em Sorocaba, com Antonio Carlos Pannunzio (51% dos votos) contra o peemedebista Renato Amary. Já em Ribeirão Preto, a prefeita Dárcy Vera (PSD) foi reeleita num placar apertado, com 51,9% dos votos, derrotando o tucano Duarte Nogueira. Em Jundiaí, o PCdoB, com apoio do PT, venceu os tucanos, elegendo o deputado Pedro Bigardi contra Luiz Fernando Machado.