Título: Campos e Aécio: mais vitórias que derrotas
Autor: Gama, Júnia; Jungblut, Cristiane
Fonte: O Globo, 29/10/2012, País, p. 13

Governador de Pernambuco, do PSB, e senador mineiro, do PSDB, saem fortalecidos para eleições de 2014.

A dupla que pretende chegar grande em 2014 para a disputa presidencial teve duas vitórias importantes no primeiro turno, em suas respectivas capitais, e avançou em pontos estratégicos no segundo turno. O governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), e o senador Aécio Neves (MG-PSDB) ainda se uniram em alguns municípios para testar novas prováveis alianças entre os dois partidos, e conseguiram fazer sombra ao PT. Tiveram mais vitórias do que derrotas.

Além de eleger Geraldo Júlio (PSB) em Recife no primeiro turno, impondo uma dura derrota ao PT, Campos termina a eleição com 442 prefeitos. Ele percorreu 25,6 mil quilômetros desde junho para fazer campanha para candidatos do PSB e partidos aliados. Esteve duas vezes em São Paulo, onde manifestou apoio a Fernando Haddad (PT), um gesto de amizade em relação a Lula, mas foi em cinco cidades do interior paulista, incluindo Campinas, onde teve mais uma vitória, ontem, com a eleição de Jonas Donizete (PSB) contra o candidato petista Marcio Pochman. Aécio Neves também fez campanha para Donizete.

socialista eleito em fortaleza

Após suas andanças, Eduardo Campos contabilizou ontem vitórias em Cuiabá (MT), com a eleição de Mauro Mendes (PSB), e em São Luís (MA), onde esteve no primeiro e no segundo turnos para apoiar o vencedor, Edivaldo Holanda Junior (PTC) - importante por ser o candidato de Flávio Dino (PCdoB), liderança comunista que pretende disputar o governo do Maranhão em 2014.

Campos elegeu ainda Rubens Bomtempo (PSB) em Petrópolis, mas perdeu com Antônio Lerin (PSB) em Uberaba (MG), mais uma das dobradinhas feitas com Aécio Neves. Não foi a Fortaleza, em um acordo tácito com a presidente Dilma para evitar a nacionalização da disputa, mas conseguiu eleger Roberto Cláudio (PSB) no segundo turno.

Já o tucano mineiro dedicou a campanha de primeiro turno mais a Minas, mas após reeleger seu candidato, Márcio Lacerda, pôs o pé na estrada. Fez campanha para os eleitos ontem Eduardo Leite (PSDB) em Pelotas; Romero Rodrigues (PSDB) em Campina Grande; Zenaldo Coutinho (PSDB) em Belém e Arthur Virgílio (PSDB) em Manaus.

especulação de união em 2014

O senador perdeu para o PT em João Pessoa com Cícero Lucena (PSDB), mas ajudou a eleger o aliado ACM Neto (DEM) em Salvador e elegeu Rui Palmeira (PSDB) em Maceió. Apoiou o prefeito eleito Rodney Miranda (DEM) em Vila Velha e perdeu em Vitória.

A proximidade de Eduardo Campos e Aécio Neves (PSDB) gera especulações sobre a união dos dois numa chapa presidencial de 2014, o que parece improvável no cenário de hoje. Os dois disputam o mesmo campo.

Mas é certo que os dois saem das urnas de ontem com suas forças políticas renovadas, para qualquer que seja o projeto de 2014.

Eduardo Campos ainda se encontra atrelado ao PT, à medida que ocupa cargos no governo Dilma.

Aécio termina o ano mais forte, já que o seu eterno oponente no PSDB, José Serra, sai fragilizado. O próximo embate de ambos pode ocorrer no início do ano que vem, na eleição para o novo presidente do PSDB.