Título: Em São Luís, derrota do grupo de Sarney
Autor: Garrone, Raimundo
Fonte: O Globo, 29/10/2012, País, p. 14

Apoiado por Flávio Dino, Edivaldo Holanda Júnior é eleito com 56% dos votos.

Edivaldo Holanda Júnior (PTC) foi eleito ontem prefeito de São Luís com 56,06% dos votos válidos. Apoiada por Flávio Dino (PCdoB), a eleição de Holanda foi um duro golpe para o grupo Sarney, que domina o estado há mais de 40 anos e tem em Dino a principal ameaça à hegemonia política no Maranhão da família do presidente do Senado. O prefeito João Castelo (PSDB), que teve o apoio velado do grupo Sarney, alcançou 43,94% dos votos válidos, e, até o início da noite, ainda não tinha se manifestado sobre os resultados das eleições.

Pelo acirramento da campanha nos últimos dias do segundo turno, é grande a expectativa sobre o posicionamento do prefeito e sobre a possível composição de uma comissão de transição.

Edivaldo Holanda Júnior visitou seu comitê central de campanha e foi recebido com festa. Mas manteve a serenidade e disse que a vitória é resultado de uma campanha que procurou discutir propostas, e que foi feita de maneira limpa e com o "carinho" que recebeu da população em todos os bairros que visitou nos últimos quatro meses.

- Fizemos uma campanha bonita, limpa, de tal forma que este é o momento de agradecer a Deus pelos quatro meses de campanha, agradecer à população de São Luís pela forma carinhosa com que nos recebeu, cada palavra de carinho, cada palavra de apoio, que nos trouxe até aqui. Agora é trabalhar por nossa cidade - disse.

A governadora Roseana Sarney (PMDB), que votou às 16h num colégio no centro da capital, negou que seu governo tenha tomado posição neste segundo turno, e disse que espera fazer parceria com a prefeitura de São Luís, "independentemente do vencedor":

- Espero que a gente possa fazer parcerias, que a gente tenha diálogo e que possa trabalhar junto, porque o povo é quem vai gostar. A gente trabalhando, e São Luís sendo beneficiada, acho que todo mundo vai sair feliz.

Só no segundo turno, após a derrota do candidato do PT-PMDB, Washington Oliveira, e com a possibilidade de vitória do candidato apoiado por Flávio Dino, é que setores do governo Roseana começaram a apoiar Castelo. No debate da TV Mirante, afiliada da Rede Globo, sexta-feira, o prefeito fez acenos à família Sarney e falou de parcerias.

A Polícia Militar e a Força Nacional requerida pelo TRE-MA montaram esquema especial, e não houve a violência anunciada por João Castelo.