Título: Para presidente do TSE, abstenção de 19% no segundo turno preocupa
Autor: Bonfanti, Cristiane
Fonte: O Globo, 29/10/2012, País, p. 14

Ministra reafirma que recursos serão julgados antes da diplomação.

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, disse que a abstenção de 19% registrada no segundo turno das eleições municipais - no primeiro turno, o índice foi de 16,4% - é preocupante. Ela afirmou que, agora, cabe tanto aos órgãos da Justiça Eleitoral quanto a especialistas e cientistas políticos fazer avaliações sobre os motivos que levaram os eleitores a comparecer menos às urnas.

- É um dado que nós vamos nos debruçar sobre ele para que a gente tenha verificação adequada do porquê dessas ocorrências, quais as causas e, portanto, quais medidas podem ser tomadas - afirmou, ressaltando que, quanto maior a presença dos eleitores, maior a legitimidade do processo eleitoral.

Na avaliação da presidente do TSE, o segundo turno das eleições municipais transcorreu em "absoluta normalidade". Ela ressaltou que o país tem conseguido diminuir o tempo de apuração dos votos. O primeiro resultado, de Vitória (ES), saiu após uma apuração de 44 minutos.

- Era um dia de importância pela escolha dos representantes, mas os temores que a gente tinha antigamente, de anormalidade ou intercorrências que pudessem comprometer, nada, absolutamente nada ocorreu - afirmou.

A ministra ressaltou, mais uma vez, que o tribunal pretende julgar, antes da diplomação dos eleitos, o estoque de recursos apresentados por candidatos impugnados. Mais cedo, ela havia afirmado que existem dois mil processos pendentes e que, somente na sessão da última quinta-feira, 400 haviam sido liberados.

Com relação às ocorrências de crimes eleitorais, a ministra ressaltou que o clima em todo o país foi de tranquilidade e que, com relação ao passado, houve uma redução considerável nos registros:

- A cada eleição, os juízes aprendem a se comportar, mas, cada vez mais, o cidadão, que é cada vez mais exigente, cobra posturas mais corretas, com maior lisura, com maior rigor dos próprios candidatos.