Título: Azarão no primeiro turno, Fruet é eleito em Curitiba
Autor: Lomba, Luis
Fonte: O Globo, 29/10/2012, País, p. 18

Novo prefeito chama adversários para o diálogo e inicia transição.

Gustavo Fruet (PDT) foi eleito ontem prefeito de Curitiba (PR) com 60,65% dos votos válidos, batendo Ratinho Júnior (PSC), que teve 39,35% dos votos. Fruet conquistou a prefeitura da capital paranaense numa virada espetacular. Depois de quase ficar fora do segundo turno - superou por apenas 0,45% dos votos o prefeito Luciano Ducci (PSB), que tentava a reeleição e tinha o apoio do governador Beto Richa (PSDB) -, ele desbancou Ratinho Júnior, o favorito nas pesquisas de intenção de voto antes do primeiro turno.

Na corrida pelo segundo turno, Fruet teve o apoio dos ministros paranaenses Gleisi Hoffmann (Casa Civil) e Paulo Bernardo (Comunicações). Gleisi acompanhou Fruet quando o candidato foi votar ontem pela manhã.

Pouco depois de encerrada a apuração, Fruet contou ter recebido um telefonema da presidente Dilma Rousseff.

- A presidenta reafirmou o compromisso de cooperar o máximo pela cidade de Curitiba - disse.

Fruet contou que recebeu também telefonema de Ratinho Júnior, que o parabenizou pelo resultado. Segundo ele, seu adversário disse querer recuperar a boa relação que tinham quando foram deputados federais.

- Além da boa relação pessoal, acho importante termos uma boa relação política com um candidato que demonstrou força extraordinária ao ir para o segundo turno. Agora é o momento de pacificar e fortalecer o projeto para a cidade de Curitiba - disse.

O prefeito eleito de Curitiba afirmou ainda que buscará o diálogo com o governador tucano Beto Richa. Após o fim da apuração dos votos, Richa se manifestou e cumprimentou Fruet pelo Twitter: "A vontade do eleitor está registrada nas urnas. Parabéns ao Gustavo, prefeito eleito de Curitiba. Nossa disposição é trabalhar em sintonia e cooperação administrativa", postou o governador em dois tweets.

Ao votar de manhã, Richa, que no primeiro turno apoiou Ducci e manteve-se neutro no segundo, já havia se manifestado aberto para o diálogo.

- Todos me conhecem, eu sou um político responsável, nunca deixei que políticas partidárias se sobrepusessem ao interesse público, como já aconteceu no estado do Paraná. Isso é uma irresponsabilidade tremenda, e a população acaba pagando uma conta muito cara por essas picuinhas políticas.

Ratinho Júnior não deu entrevista ontem, e convocou entrevista coletiva para hoje. Seu coordenador de campanha, Renato Adur, admitiu que houve erros na estratégia do segundo turno.

- Nós fizemos um primeiro turno brilhante e no segundo turno cometemos erros - afirmou, referindo-se a marketing e planejamento. - Mas Curitiba está bem servida. O outro candidato é bem preparado também.

Já eleito, Gustavo Fruet foi ao Tribunal Regional Eleitoral. Ele estava acompanhado dos ministros Gleisi Hoffman e Paulo Bernardo. Gleisi evitou falar sobre a possibilidade de sair candidata pelo PT na disputa do governo do Paraná em 2014.

- Isso não está em discussão e não faz parte da minha agenda. Temos uma aliança programática para Curitiba. Essa eleição não é uma ante-sala para a de 2014 - disse a ministra.

Bernardo admitiu que a eleição de Fruet com o apoio do PT fortalece o partido no Paraná, mas avaliou que em 2014 a composição para uma nova eleição pode ser diferente.

- Às vezes o pessoal pensa: com a vitória do Gustavo, a Gleisi está forte para 2014. Só que isso não foi combinado com o eleitor - disse Bernardo.