Título: Advogado de Valério entrega passaporte ao STF
Autor: Ébole, Fernando
Fonte: O Globo, 31/10/2012, País, p. 3

Rogério Tolentino se antecipou ao pedido do procurador-geral, que será analisado pela Corte

BRASÍLIA Rogério Tolentino, advogado e sócio informal de Marcos Valério na agência de publicidade SMP&B, antecipou-se à decisão do relator Joaquim Barbosa ou do plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) e entregou seu passaporte à Corte. Na semana passada, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, enviou ao STF pedido para que os passaportes de todos os condenados no processo do mensalão sejam retidos para evitar eventuais fugas. O pedido está nas mãos de Barbosa, que poderá decidir sozinho ou submeter a questão ao plenário do STF.

O advogado de Tolentino, Paulo Sérgio Abreu, protocolou a entrega do passaporte do seu cliente e explicou: "Rogério Tolentino, tomando conhecimento que o doutor procurador-geral da República, em medida cautelar preparatória à execução das penas, requereu a apreensão dos passaportes dos agentes condenados nos autos da Ação Penal número 470, de vontade própria, já que nunca pensou em se opor à Justiça ou fugir à aplicação da lei, vem fazer a entrega a Vossa Excelência de seu documento de identidade internacional, grampeado em anexo".

Tolentino foi condenado por corrupção ativa, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha. As penas ainda não foram estipuladas pelos ministros do STF, o que deve ocorrer a partir de 8 de novembro, quando o julgamento do mensalão for retomado.

Dos 25 réus condenados no processo, Tolentino e Marcos Valério, que entregou o passaporte no início do processo, são os únicos que se anteciparam à decisão do STF. O pedido de Gurgel foi criticado por alguns advogados de réus, que o consideram desnecessário, afirmando que seus clientes não pretendem fugir do país.