Título: Senado aprova por 57 a 4 indicação de Zavascki para o STF
Autor: Farah, Tatiana
Fonte: O Globo, 31/10/2012, País, p. 3

Indicado por Dilma, novo ministro criticou o excesso de exposição do Supremo

BRASÍLIA O plenário do Senado aprovou por 57 a 4 a indicação de Teori Zavascki, ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), para o Supremo Tribunal Federal (STF). Ele foi indicado pela presidente Dilma Rousseff para a vaga de Cezar Peluso, que se aposentou.

A indicação de Zavascki foi aprovada no dia 17 deste mês, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, por 18 votos a favor e uma abstenção. Durante a primeira sessão para sabatiná-lo, em setembro, a oposição e senadores independentes da base aliada obstruíram a sabatina porque queriam a garantia de que Zavascki não participaria do julgamento do mensalão, em curso no STF. O temor era que ele pedisse vista do processo e atrasasse a condenação da cúpula do PT e dos demais denunciados no caso.

Na sessão da CCJ em que foi aprovada a indicação de Zavascki, o novo ministro do Supremo defendeu a manutenção do foro privilegiado para autoridades, e o poder de investigação do Ministério Público. Ele também criticou a transparência do processo de tomada de decisões pelo STF:

- O excesso de exposição não colabora para as boas decisões (do STF). Esse sistema brasileiro é inédito. Em geral, nas Cortes de Justiça de outros países, as decisões são tomadas em sessões reservadas e depois são publicadas bem fundamentadas.