Título: Capitais: só 9 governadores elegeram prefeitos
Autor: Góes, Bruno
Fonte: O Globo, 31/10/2012, País, p. 9
Em Salvador, antes do fim da apuração das urnas, o governador da Bahia, Jaques Wagner, do PT, parabenizou o seu adversário ACM Neto pela vitória na disputa eleitoral. Ao derrotar o petista Nelson Pelegrino e ser escolhido o novo prefeito da capital baiana, o candidato do DEM venceu a máquina estadual. Esse, entretanto, foi apenas um dos 17 casos em que os atuais governadores não conseguiram eleger seus candidatos nas respectivas capitais.
Já nove dos 26 governadores tiveram êxito ao eleger seus candidatos a prefeito nas capitais. No Rio de Janeiro e em Minas Gerais, por exemplo, Sérgio Cabral (PMDB) e Antônio Anastasia (PSDB) obtiveram vitória ainda no primeiro turno. Eduardo Paes (PMDB) e Marcio Lacerda (PSB), reeleitos, fortaleceram os grupos de situação em seus estados.
Em Fortaleza e Recife, da mesma forma, o PSB dos governadores Cid Gomes (CE) e Eduardo Campos (PE) foi vitorioso. Ambos saíram fortalecidos, respectivamente, com as eleições de Roberto Cláudio e Geraldo Júlio.
No Acre, Tião Viana (PT) elegeu Marcus Alexandre em Rio Branco. Após votação apertada, o tucano Tião Bocalom (PSDB) foi derrotado. Em Maceió, o governador de Alagoas, Teotônio Vilela (PSBD), comemorou a eleição do deputado tucano Rui Palmeira.
Derrotas para Alckmin e aziz
No Pará, em Roraima e em Santa Catarina, Simão Jatene (PSDB), José de Anchieta Júnior (PSDB) e Raimundo Colombo (PSD) fecham a lista dos vitoriosos no pleito das capitais. Apoiaram, respectivamente, Zenaldo Coutinho (PSDB), Teresa Surita (PMDB) e Cesar Souza Júnior (PSD).
Assim como na Bahia, em São Paulo houve uma reviravolta e uma derrota do governo estadual. Após 12 anos longe da prefeitura, o PT derrotou, com Fernando Haddad, o governador Geraldo Alckmin (PSDB), que apoiou a candidatura do tucano José Serra.
Já em Manaus, a candidata apoiada pelo governador Omar Aziz (PSD), Vanessa Grazziotin (PCdoB), foi derrotada pelo tucano Arthur Virgílio por uma grande vantagem.