Título: Aliados derrotados no Maranhão, Goiás e Paraná
Autor:
Fonte: O Globo, 31/10/2012, País, p. 9

Aliado do governo estadual também não venceu no Espírito Santo

Na lista de governadores derrotados nestas eleições, consta ainda Roseana Sarney (PMDB), no Maranhão, que perdeu ainda no primeiro turno com o seu candidato, Washington Luiz (PT). Em São Luís, venceu Edivaldo Holanda (PTC).

Marconi Perillo (PSDB), apesar de não ter participado intensamente da campanha de Jovair Arantes (PTB) para a prefeitura de Goiânia, viu a vitória do petista Paulo Garcia, na capital de seu estado.

Beto Richa (PSDB), no Paraná, viu o prefeito Luciano Ducci (PSB) perder no primeiro turno. No segundo, observou a disputa entre Gustavo Fruet (PDT) e Ratinho Júnior (PSC) para a prefeitura de Curitiba. A vitória de Fruet sinaliza uma ameaça à reeleição do governador em 2014. O prefeito eleito, ex-integrante do PSDB, tem o apoio da chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann (PT).

Em Aracaju, o governador petista Marcelo Déda foi surpreendido pela vitória, no primeiro turno, de João Alves (DEM). Os dois são adversários históricos em Sergipe.

Ainda foram derrotados os governadores Camilo Capiberibe (PSB), do Amapá, Sinval Barbosa (PMDB), do Mato Grosso, André Puccinelli (PMDB), do Mato Grosso do Sul, Ricardo Coutinho, da Paraíba, Wilson Martins (PSB), do Piauí, Rosalba Ciarlini (DEM), do Rio Grande do Norte, Confúcio Moura (PMDB), de Rondônia, e Siqueira Campos (PSDB), de Tocantins.

No Rio Grande do Sul, o candidato do governador Tarso Genro (PT) em Porto Alegre, Adão Villaverde, ficou em terceiro lugar. O vencedor, porém, foi o pedetista João Fortunatti, da base aliada do governo. No Espírito Santo, após a derrota de seu candidato no primeiro turno, o governador Renato Casagrande (PSB) apoiou Luciano Resende (PPS), eleito prefeito de Vitória.