Título: Tucano também aparece à fernete em Belém
Autor: Krakovics, Fernanda
Fonte: O Globo, 28/10/2012, País, p. 23

Zenaldo amplia para 14 pontos diferença para Edmílson (PSOL), que ganhou apoio de Lula

guilherme.voitch@sp.oglobo.com.br

Virada. Zenaldo passou à frente no 2º turno

Aliado. Ex-petista, Edmílson teve apoio de Lula

Cristino Martins/O Liberal

Paulo Akira/O Liberal

SÃO PAULO Com participação de lideranças da política nacional, ataques de parte a parte e uma virada durante o segundo turno da campanha, a cidade de Belém elege neste domingo seu novo prefeito. Zenaldo Coutinho, do PSDB, lidera as pesquisas. Ele tem 57% dos votos válidos, segundo a última pesquisa Ibope, divulgada ontem. Edmílson Rodrigues, do PSOL, aparece com 43%. Na pesquisa anterior, a diferença a favor de Zenaldo, nos votos válidos, era de 10 pontos. No primeiro turno, o candidato do PSOL teve 32,58% dos votos válidos, ante 30,67% de Zenaldo.

Apoio de Lula dividiu o PSOL

Ex-prefeito de Belém pelo PT, Edmílson Rodrigues ganhou na TV o apoio do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A mensagem de Lula, porém, rachou a aliança de Edmílson. O PSTU, que integrava a chapa do PSOL, anunciou o rompimento com a candidatura, mantendo a pregação do "voto crítico" para derrotar o tucano. O ex-deputado Babá, um dos líderes nacionais do PSOL, que não se elegeu para vereador no Rio de Janeiro, chegou a afirmar que o apoio de Lula "ultrapassava todos os limites" e que o ex-presidente "iludia os trabalhadores".

Alheio à ala mais à esquerda do seu partido, Edmílson declarou que considerava o apoio de Lula e de Dilma de "grande importância"

- As obras prioritárias para a cidade serão realizadas com o apoio do governo federal - declarou Edmílson.

Pelo lado tucano, o deputado federal Zenaldo fez campanha ao lado do senador mineiro Aécio Neves, que ligou Edmílson ao PT. Aécio declarou que Zenaldo contava com modernidade na visão de gestão pública, algo que "faltava ao PT".

O clima da campanha foi mais tenso do que no 1º turno. Propaganda de Edmílson na televisão questionava a atuação de Zenaldo na Câmara dos Deputados. O comercial criticava o tucano por ganhar R$ 456 mil como deputado federal e, ainda assim, só ter apresentado dois projetos de lei. Edmílson também fez críticas ao governador do Pará, Simão Jatene (PSDB), aliado de Zenaldo.

O tucano, por sua vez, disse, durante um debate, que Edmílson estava preocupado com a condenação de personagens do mensalão, como o ex-ministro José Dirceu, e criticou a ex-governadora Ana Júlia, do PT, ligada a Edmílson. O deputado acusou a governadora de ser a responsável por Belém não ter sido escolhida para uma das sedes da Copa do Mundo.