Título: Exportações e consumo puxam economia
Autor: Carneiro, Lucianne
Fonte: O Globo, 28/10/2012, Economia, p. 52
Corpo a Corpo - Arturo Guillén
Crescimento recente do México é maior que nas últimas décadas, diz professor de Universidad Autónoma Metropolitana
O que mudou na economia do México nos últimos anos?
A economia mexicana foi uma das mais afetadas no mundo com a crise global pós 2008, mas a partir da recuperação moderada dos Estados Unidos voltou a crescer. Nos últimos dois anos, a expansão foi em ritmo superior ao da economia brasileira e a taxas maiores que nos últimos 20, 30 anos. Mas a economia brasileira ainda é mais pujante.
Quais os fatores principais?
O crescimento foi puxado por um lado pelas exportações, basicamente da indústria automobilística e das maquiladoras. Mas também houve uma certa reação do consumo privado, sustentado pelo crédito.
Mas haverá impacto do menor crescimento mundial?
As estimativas para 2013 são de um crescimento mais lento da economia mexicana por causa do problema do déficit fiscal nos Estados Unidos e da crise na Europa.
Como está a posição do México na América Latina?
O México tinha um papel de liderança na América Latina que perdeu. O novo governo deve manter a política de um discurso mais aberto com a América Latina, o que ajudará a justificar a mudança de governo. Acredito que Peña Nieto vai tentar retomar uma liderança do México em toda a região, ainda que não acredite em diferença tão grande.
Qual pode ser o papel desempenhado pela nova Aliança do Pacífico?
A Aliança do Pacífico é um projeto ao qual o México aderiu impulsionado pelos Estados Unidos, que talvez possa ser uma concorrência ao Mercosul. (Lucianne Carneiro)