Título: TSE: 90% das urnas estarão apuradas até 21h30m
Autor: Braga, Isabel
Fonte: O Globo, 28/10/2012, País, p. 8

Totalização deve ser mais rápida, mas divulgação atrasará porque em 13 municípios não há horário de verão

isabraga@bsb.oglobo.com.br

BRASÍLIA A divulgação dos resultados do segundo turno das eleições municipais deve sofrer atraso de até duas horas devido ao horário de verão. Das 50 cidades onde haverá votação, 37 estão com os relógios adiantados em uma hora, o que representa uma defasagem de outros 13 municípios em relação a Brasília, além daqueles que já possuem diferença no fuso. Enquanto no primeiro turno 90% das urnas foram apuradas até as 20h, hoje a marca será atingida por volta das 21h30m.

A ministra Cármen Lúcia, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), afirmou que a apuração deve acontecer com mais rapidez do que no primeiro turno, e apenas a divulgação será afetada pela diferença de horário.

- Temos três horários no Brasil. São quatro estados com duas horas de diferença além do horário de Brasília, e alguns estados com uma hora a menos. A totalização será muito menor em termos de duração em comparação ao primeiro turno - explicou a ministra

Cármen Lúcia reafirmou ontem, em pronunciamento em cadeia nacional de rádio e TV, os conceitos de liberdade e responsabilidade dos eleitores na escolha do melhor candidato a prefeito de suas cidades, pregando mais uma vez o voto limpo, a principal campanha do tribunal nesta primeira eleição em que está totalmente em vigor a Lei da Ficha Limpa.

Segundo a ministra, o eleitor deve refletir sobre qual candidato e propostas podem significar melhoras em sua vida.

- Segundo turno não é a segunda chance: cada voto é chance única de escolha. Por isso, você que decidiu ser esta a hora para eleger o prefeito e o vice-prefeito do seu município, faça valer o que você quer, lembrando-se de que você está afirmando o seu presente e construindo também o futuro - disse a ministra, acrescentando: - Não se apegue apenas às promessas do candidato; pergunte-se o que exigirá do seu representante. Deposite na urna o sonho da cidade na qual você quer viver.

Antes de concluir o curto pronunciamento desejando a todos uma "excelente eleição", Cármen Lúcia afirmou:

- Neste domingo, vote com a liberdade que conquistamos e com a responsabilidade de que precisamos. E vote limpo.