Título: Lula vai a Brasília reforçar aliança entre PT e PMDB
Autor: Lima, Maria
Fonte: O Globo, 06/11/2012, País, p. 5

Ex-presidente costura acordo para 2014; petistas devem renovar apoio a peemedebistas para comandar Congresso.

Embalado pela vitória em São Paulo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarca hoje no Palácio da Alvorada para, num jantar da presidente Dilma Rousseff e as cúpulas do PMDB e PT, comandar o início das articulações políticas e a montagem do cenário para as próximas eleições de governador e presidente. Oficialmente o encontro será para reforçar a parceria com o PMDB, num momento em que outras forças, como o PSB, começam a emergir da própria base, como possível ameaça para o projeto do PT em 2014.

Serão reafirmados a parceria para a disputa presidencial e o acordo para a eleição dos próximos presidentes da Câmara e do Senado, em fevereiro. E também a possibilidade de o PMDB ampliar seu espaço na Esplanada dos Ministérios. Além dos líderes e dirigentes dos dois partidos, participam do encontro o vice Michel Temer, ministros e os presidentes da Câmara, Marco Maia (PT-RS), e do Senado, José Sarney (PMDB-AP).

Além disso, dizem interlocutores da cúpula do PMDB, a presença de Lula ao lado da presidente Dilma pode ser usada como uma forma de fortalecer a imagem do ex-presidente diante das denúncias de envolvimento no mensalão feitas recentemente pelo empresário Marcos Valério ao Ministério Público.

- Lula não se enquadra em nenhuma das categorias convidadas. No PT, o presidente é o Rui Falcão, mas ele (Lula) é quem manda, é o imperador. Depois da vitória em São Paulo, ele quer estar no centro das articulações para 2014 - diz um dos peemedebistas convidados para o jantar.

- Articulação política não é a praia da presidente Dilma. Lula assumirá o comando daqui pra frente - completa outro peemedebista.

Diante de Dilma e Lula, os líderes e dirigentes do PT vão reafirmar o acordo que dará ao PMDB o comando das Câmara, com Henrique Eduardo Alves (RN), e do Senado, com Renan Calheiros (AL).