Título: Novatos são mais da metade dos prefeitos eleitos no Rio
Autor: Bruno, Cássio; Remígio, Marcelo
Fonte: O Globo, 06/11/2012, País, p. 5

Só na Baixada, seis prefeitos eleitos nunca ocuparam o Executivodd.

Mais da metade dos prefeitos eleitos no Estado do Rio este ano jamais administraram uma cidade. Dos 92 municípios, 51 serão governados por políticos que nunca exerceram o cargo de prefeito. Em 32 cidades, os prefeitos foram reeleitos. Em outras nove, a administração ficará nas mãos de ex-prefeitos que retornarão aos cargos em janeiro do ano que vem.

Parte dos novatos vai governar cidades estratégicas no estado. Aliado de Garotinho, o deputado federal Neilton Mulim (PR) ocupará a cadeira de prefeito em São Gonçalo, na Região Metropolitana, segundo maior colégio eleitoral do estado e uma das cidades em que o ex-governador mais se empenhou na campanha. Já a prefeitura da vizinha Niterói ficará com o deputado estadual Rodrigo Neves (PT).

Politicamente importante no xadrez eleitoral, a Baixada Fluminense também elegeu alguns novatos para o Executivo. O deputado federal Alexandre Cardoso (PSB), que teve o apoio nacional do PT em troca da aliança de seu partido em São Paulo, saiu vitorioso em Duque de Caxias, segundo orçamento do estado e cidade com o maior número de eleitores na Baixada. Cardoso desbancou nas urnas o atual prefeito José Camilo Zito (PP) e o ex-prefeito Washington Reis (PMDB), este apoiado pelo governador Sérgio Cabral e o ex-deputado Jorge Picciani.

Outro novato, Dennis Dauttman (PCdoB) assumirá a prefeitura de Belford Roxo. Alessandro Calazans (PMN), por sua vez, comandará Nilópolis. Calazans venceu o atual prefeito Sérgio Sessim (PP), afilhado político do banqueiro do jogo do bicho Aniz Abrahão David, o Anísio, pondo fim à hegemonia de décadas da "família Beija-Flor" na cidade. Na vizinha Mesquita, foi eleito Rogelson Fontoura, o Gelsinho Guerreiro (PSC).

No interior do estado, Aluízio dos Santos Júnior, o Dr. Aluízio (PV), venceu em Macaé, município que tem o orçamento engordado com os royalties do petróleo. Outro destaque está em Santo Antônio de Pádua. Lá, a vitória foi de Josias Quintal (PSB), ex-secretário estadual de Segurança Pública na gestão de Anthony Garotinho.

Na contabilidade por partidos, o PMDB abocanhou 25 prefeituras, seguido pelo PT, com 11. Partido que mais cresceu nacionalmente, o PSB conquistou oito cidades - assim como o PR e PP -, cacifando-se para negociações de alianças na disputa estadual de 2014. O PSC vem em seguida com sete municípios, e o PSD, com seis. Já o PDT elegeu quatro prefeitos, enquanto o PRB e o PCdoB, três. DEM e PSDB estarão à frente de duas prefeituras. PSOL, PMN, PTB e PSDC ficaram com um município cada.

O PMDB também foi a legenda que conquistou o maior números de votos para prefeito, 2,8 milhões em todo o estado, seguido pelo PR, com 489 mil.