Título: Ayres Britto: 'Sair da inércia é virtude'
Autor:
Fonte: O Globo, 08/11/2012, País, p. 9
BRASÍLIA Em cerimônia no Supremo Tribunal Federal (STF), o Instituto Innovare premiou ontem as práticas que mais ajudaram a aprimorar a Justiça em 2012. O presidente do STF, ministro Ayres Britto, destacou a contribuição para a Justiça.
- Sempre vejo o Instituto Innovare como um espaço institucional de criatividade, fazendo jus a seu nome de inovação. Traz para o Poder Judiciário essa nota da criatividade, no sentido de sair da inércia. É uma grande virtude sair da inércia, do imobilismo. O Innovare ocupa esse espaço da inovação a partir de práticas, mais que teorizações - disse Ayres Britto.
- O Prêmio Innovare se renova a cada ano, melhora a qualidade das práticas, que têm cada vez mais alcance social muito importante - afirmou o diretor do Instituto Innovare e gerente jurídico das Organizações Globo, Carlos Araújo.
Em geral, as iniciativas premiadas este ano buscam soluções para conflitos sem passar pela Justiça, reduzindo a sobrecarga nos tribunais.
Uma das instituições premiadas foi o Tribunal Superior do Trabalho, com o Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, que reduziu mortes e acidentes de trabalho. No Ministério Público, venceu o grupo montado para fiscalizar o andamento das obras da Copa do Mundo de 2014. Na categoria advocacia, venceu a Caixa Econômica Federal, por promover reparação extrajudicial a clientes prejudicados por erros do banco.
Outro agraciado foi o defensor público Yuri Michel Pereira Costa por um trabalho com portadores de hanseníase, que até 1986 eram obrigados a viver isolados da sociedade. Na categoria juiz, o premiado foi Oilson Schmitt, com um projeto tornando possível que mulheres presas em Varginha (MG) passassem mais tempo com seus filhos. O prêmio especial foi para o procurador da República Daniel César Azeredo Avelino, responsável por um acordo entre o Ministério Público Federal, o governo do Pará e 90 municípios que reduziu em 40% o desmatamento.
Além de Ayres Britto, participaram da cerimônia os ministros do STF Gilmar Mendes, Luiz Fux e Dias Toffoli; o presidente do Superior Tribunal de Justiça, Felix Fischer; o ministro do STJ e corregedor do Conselho Nacional de Justiça, Francisco Falcão; o procurador-geral da República, Roberto Gurgel; o ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Luís Inácio Adams; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Ophir Cavalcante; o presidente das Organizações Globo, Roberto Irineu Marinho. O prêmio é uma realização do Instituto Innovare, do Ministério da Justiça, da Associação dos Magistrados Brasileiros, da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público, da Associação Nacional da Defensoria Pública, da Associação dos Juízes Federais do Brasil, da Ordem dos Advogados do Brasil e da Associação Nacional dos Procuradores da República, com o apoio das Organizações Globo.